Um dia depois de críticas pela atitude de deixar Casillas sozinho no adeus ao Real Madrid, o presidente merengue fala hoje aos jornalistas na companhia do novo guarda-redes do FC Porto.
Corpo do artigo
"Sai o melhor guarda-redes da história do Real Madrid. Casillas sai porque assim quis", começou por dizer Florentino Pérez, à margem da conferência de imprensa que convocou, juntamente com Iker Casillas, para marcar a despedida do guarda-redes do Real Madrid.
Depois de oficializado o destino do guarda-redes espanhol, o presidente do Real Madrid deixou elogios aos dragões, afirmando que o FC Porto foi sempre a escolha de Casillas. "Foi ele quem recebeu uma oferta do FC Porto, e pediu-nos para a escutar. Com certeza que teve outras propostas, mas apenas nos transmitiu essa. É perto, é um clube histórico...", afirmou Florentino Pérez.
Para além desta conferência, o presidente do Real Madrid assumiu ainda contactos com o FC Porto com fim à realização de uma partida de homenagem a Iker Casillas. A vontade do clube "merengue" é que esta se realize a contar para o Troféu Bernabéu, a 12 de agosto, hipótese que pode não se vir a realizar por chocar com o calendário dos dragões, cujo campeonato arranca dia 16, ante o Vitória de Guimarães.
Casillas voltou a falar, uma curta declaração, em que quase repetiu o que disse no domingo: "Obrigado ao presidente pelas suas palavras. Quero agradecer à Imprensa, à direção e aos madridistas a sua presença aqui. É estranho porque já falo como jogador do FC Porto. É diferente mas vão existir mais momentos para compartilhar com todos", disse.
Recorde aqui o direto da conferência de imprensa de Florentino Pérez e Iker Casillas:
12:37: Termina a "volta de honra" de Casillas pelo Bernabéu.
12h35: Grita-se o nome de Casillas no Bernabéu.
12h32: Casillas já está no relvado do Bernabéu, onde foi recebido com palmas e gritos pelos adeptos. No relvado encontram-se também todos os troféus que conquistou ao serviço do Real Madrid, ao longo de 25 anos. Muitos cartazes e camisolas com o nome de Casillas são vistas nas bancadas do Bernabéu, num momento emocionante de despedida.
12h25: Termina a conferência de imprensa de Florentino Pérez e Iker Casillas. Os dois dirigem-se, agora, para o relvado do Santiago Bernabéu, onde se encontram milhares de adeptos.
O presidente do Real Madrid tem sido muito questionado pelos jornalistas presentes quanto ao facto de não ter defendido publicamente Casillas dos assobios de que este foi alvo na última temporada.
Florentino Pérez: "Optou pelo FC Porto, é aqui ao lado, é um clube histórico da Europa e que ganha quase sempre o campeonato em Portugal."
"Casillas terá tido outras ofertas, mas a nós apenas nos colocou a opção do FC Porto."
"Todos os que assobiaram Casillas são aqueles que mais o recordarão no futuro."
Florentino Pérez: "Sempre que um mito se vai embora, é difícil substítui-lo. Será difícil que isso aconteça nos próximos anos."
Florentino Pérez: "Iker tem o direito de escolher o seu clube, pela história que tem no Real Madrid", referindo-se às semelhanças com a situação de Raúl, que trocou o Real Madrid pelo Schalke 04.
Florentino Pérez assume que o processo podia ter sido conduzido de outra maneira, já que quando a conferência de imprensa de Casillas estava a decorrer, no passado domingo, a equipa estava a caminho da Austrália.
Florentino Pérez: "Esta homenagem já estava há muito programada, mas sem a presença de Iker. A única diferença é que, neste momento, ele está presente. Gostaria que a grande homenagem fosse a 12 de agosto, no Trofeo Bernabéu, mas não sabemos se será possível devido ao calendário do FC Porto. Ainda assim, existirá uma partida de homenagem a Casillas."
12h08: Florentino Pérez dispõe-se, agora, a responder às questões dos jornalistas.
Iker Casillas: Quero agradecer a todos os madridistas, tivemos algumas diferenças, é uma maneira de expressão, mas apenas guardo os momentos bons. Sou mais um madridista, sempre que tiver hipótese irei apoiar o clube. Tentarei levar o nome do Real Madrid para onde quer que vá.
Florentino Pérez: "Será sempre uma grande pessoa e um fantástico profissional. Nunca o esqueceremos, ficará para sempre na história do clube. Obrigado Iker."
Florentino Pérez: "Iker tem todo o direito de começar uma nova etapa, vai fazê-lo numa grande equipa e numa cidade fantástica."
Florentino Pérez: "Iker comunicou-nos que tinha uma proposta do FC Porto, pedindo-nos para não dificultar o processo."
Florentino Pérez: "Iker é uma das imagens mais importantes do Real Madrid. Sai do clube o melhor guarda-redes do Real Madrid e o melhor guarda-redes espanhol de sempre. Não é nada fácil estar 25 anos no Real Madrid e depois escolher sair para outra equipa. Gostava que tivesse terminado aqui a carreira, mas temos que respeitar os seus desejos."
12h00: Chegam Florentino Pérez e Iker Casillas.
11h58: #graciasiker, o hashtag criado é revelado nos ecrãs gigantes do estádio.
11h56: As troféus conquistados por Casillas foram colocados no relvado do estádio que foi a sua casa durante um quarto de século.
11h55: Adeptos nas bancadas do Santiago Bernabéu para assistir ao adeus de Casillas, após 25 anos no real Madrid. Ainda hoje o guarda-redes estará no Porto.