Lisboetas não perdem há cinco jogos na competição secundário enquanto os matosinhenses estão imbatíveis há sete jornadas
Corpo do artigo
O Casa Pia e o Leixões empataram, este domingo, a um golo em jogo da 18.ª jornada da II Liga, um resultado que contribui para que as duas equipas mantenham um ciclo sem derrotas na competição.
O golo de Malik, aos 34 minutos, colocou o Casa Pia a vencer, contudo, na segunda parte, Sapara, aos 80, selou o resultado.
Com este empate, o Leixões eleva para sete a série de jogos sem perder (a última derrota foi a 30 de dezembro com o Feirense, por 3-1) - quatro empates e três vitória - e o Casa Pia soma já o quinto jogo sem desaires: três empates e duas vitórias.
Contas feitas, os casapianos ascenderam ao sexto lugar da II Liga, com 26 pontos, e os bebés do mar ao 10.º posto, com menos quatro pontos.
A formação de Matosinhos, sem o treinador José Mota, infetado com covid-19 - foi orientada por Tiago Pinheiro -, teve a primeira contrariedade logo aos 18 minutos, quando foi obrigada a substituir Kiki, por lesão, por Jefferson Encada.
O Casa Pia dispôs da primeira oportunidade de golo aos 22 minutos, quando Marvin Martins irrompeu pela direita, cruzou para o coração da área, onde apareceu Zolotic, que rematou para a baliza e, em cima da linha, Pedro Pinto anulou a tentativa.
O Leixões não se deixou amedrontar, partiu para cima do Casa Pia, que recuou para trás da linha de meio-campo, mas deixou-se surpreender no contragolpe e Derik Poloni, que na época passada vestia a camisola da formação de Matosinhos, furou pela esquerda e centrou para a entrada a pequena área onde apareceu Malik para inaugurar o marcador, aos 34 minutos, somando o sexto golo da temporada.
Sem alterações ao intervalo, o Casa Pia entrou mais forte, determinado a aumentar o marcador e Malik, aos 61, esteve perto de fazer o 2-0, numa altura em que o Leixões tinha já em campo Sapara e Rodrigo Ferreira, num sinal claro que queria dar maior mobilidade no meio-campo.
Em boa hora estas alterações foram feitas, já que foi precisamente Sapara, aos 80 minutos, que igualou a contenda: numa incursão pela esquerda, após passe de Tiago André, entrou na área, e, com um remate colocado, de pé direito, levou a bola a entrar na baliza a cargo de Ricardo Batista.
Na tentativa de procurar os três pontos, o treinador Filipe Martins chamou a jogo o reforço Jota, que na semana passada vestia a camisola leixonense, e Djoussé, para os lugares de Vitó e Zolotic, contudo o encontro acabaria por não sofrer alterações no resultado.