Carvalhal: "Tínhamos claro que o Chissumba ia ser um jogador de primeiro plano"
Declarações do treinador do Braga aos jornalistas, à margem do Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Corpo do artigo
Como classifica esta mudança de rendimento do Braga da primeira volta para a segunda? "Deu-se a reformulação do plantel sem críticas a quem saiu. O plantel teve de ser ajustado em janeiro e foram acertadas algumas coisas em relação ao nosso jogo."
Mesmo vendo sair jogadores que podiam ser encarados como mais-valias? "Isso mostra que o Braga tem excelente equipa técnica, parece-me claro. Mas, depois, o mérito é dos jogadores, a nossa contribuição tem sido significativa. Estamos muito contentes com o plantel que temos, jovens jogadores também a afirmarem-se com grande capacidade. O futuro está assegurado, o presente ainda não é fácil, mas vamos levando o barco a bom porto. Alguns jogadores saíram, situações ditadas por circunstâncias do mercado, temos de viver assim."
Mas diz-se que não se fazem omeletes sem ovos... "É fundamental ter ovos. Estamos numa sequência boa, mas nada está ganho, estamos no bom caminho, vencendo a maioria dos últimos jogos, contando neste ciclo com triunfos frente a Benfica, Lázio e FC Porto. Quando não está um jogador, desponta outro. Temos sempre o dever de olhar para a formação. Há que procurar primeiro dentro, antes de olhar para fora. Neste momento, há um ânimo grande na formação, os sub-19 já perceberam que podem ser convocados a qualquer altura. Como o Patrão e o Sandro Vidigal. Qualquer um pode aspirar a jogar na primeira equipa. É algo muito importante para eles e para o Braga."
E muitos jovens lançados nesta fase com o Chissumba a chegar agora aos sub-21... "Temos 22 jogadores estreados em quase três anos. É uma aposta firme e clara. Tínhamos claro que o Chissumba ia ser um jogador de primeiro plano. Outros foram lançados pela necessidade do momento. Fomos buscar jogadores à formação, outros também pela parte emocional, como o Berna, um miúdo cem por cento Braga. Hoje temos apostas clara, entre os que têm jogado e outros que não têm jogado tão frequentemente como o Diego e o Jónatas. Em função da recuperação dos centrais, passou a jogar mais pela equipa B, mas será um central de futuro no Braga."