Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Braga, na antevisão ao jogo com o Gil Vicente (domingo, 18h00), a contar para a 21.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Pensa mais no terceiro lugar ou no Gil Vicente? "Conta a focalização num adversário difícil, que venceu o FC Porto, empatou com o Sporting, empatou connosco. Este jogo foi bem preparado, sabendo das dificuldades que vamos encontrar. É uma equipa muito bem organizada pelo seu treinador. Para além da sua organização, tem dois ou três jogadores que merecem atenção especial. A focalização está no jogo, na nossa capacidade e no grau de confiança que temos nesta altura. Vamos à luta pelos três pontos, o nosso grande objetivo."
Mas a visão do terceiro lugar alimentará outro interesse interno? "Temos um grande objetivo, é sempre o mesmo, vencer o próximo e fazer de cada jogo o jogo das nossas vidas. Não nos podemos desfocar com nada, só pensar no que é necessário para vencer. Só nisso é que estamos concentrados."
Sente que depois de Janeiro, com os ajustes do mercado, se respira outro ar? "Se me pergunta, se depois de janeiro, sinto que a equipa ficou mais próxima do que queremos, digo que sim. Está realmente mais próxima do que pretendemos, vendo o nível que estamos a jogar. Quando digo mais próximo não é só qualidade de jogo, é tudo o que acarreta em termos de dinâmica de grupo. A qualidade de jogo está mais aproximada, a equipa tem evoluído de jogo para jogo."
Sente que tem alguma posição menos compensada pelo mercado? "Lido com as situações, entradas e saídas e concentro-me no grupo que tenho à minha frente. Esta é a minha equipa, estes são os meus jogadores, é com estes que vou trabalhar, dar o máximo de confiança para extrair o melhor futebol individual e coletivamente."
Espera reação forte do público à melhor sequência de resultados da época? "Conto com mais adeptos, mais apoio, acredito que nos vão ajudar a vencer o jogo. Vai ser uma evidência, sou da cidade, tenho o pulsar dos adeptos também. A minha parte de adepto também está mais motivada, sinto-me mais ansioso por vencer o jogo que aí vem."