Carvalhal recorda lesão grave de David Carmo: "Comportamento dele foi sempre excelente"
ENTREVISTA, PARTE II - Carlos Carvalhal garante que o comportamento do defesa-central foi sempre excelente. Antigo treinador do Braga destaca a força de vontade e o profissionalismo de David Carmo no longo período de recuperação, depois da grave lesão que sofreu no tornozelo direito.
Corpo do artigo
David Carmo lesionou-se gravemente no dia 10 de fevereiro de 2021, precisamente contra o FC Porto, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O regresso à competição aconteceu apenas dia 31 de janeiro deste ano, altura em que começou a readquirir o ritmo competitivo ideal, tendo jogado pela equipa de sub-23 do Braga, contra o Rio Ave.
Depois alinhou ainda pela equipa B e o regresso à competição pela equipa principal aconteceu apenas a 20 de fevereiro, ou seja, um ano depois da fratura do tornozelo direito.
Carlos Carvalhal recorda esse tempo de paragem e elogia o profissionalismo do defesa-central. "Durante essa tempo de recuperação o comportamento dele foi sempre excelente, sempre a querer melhorar e a trabalhar arduamente, tendo mesmo preterido as férias. Nessa altura deu para perceber que esta acalmia no jogo dele teve também a ver com a maturidade que adquiriu pelo facto de estar de fora e de pensar que, se calhar, estar bem fisicamente é a melhor coisa do mundo. Isso tranquilizou-o e relativizou muitas coisas. A partir daí deu um salto muito grande", destacou o antigo treinador do Braga, realçando quem o ajudou nessa altura.
"Teve um apoio muito forte do departamento médico do Braga, que é de altíssimo nível, não só a nível técnico como humano."
15024410
"No Braga jogava com linha defensiva alta"
A transferência de David Carmo para o FC Porto, equipa que está habituada a defender mais à frente, não será um problema para o central português. A garantia é dada por Carlos Carvalhal.
"O Braga jogava com a linha defensiva alta, sobre o meio-campo, com pressão à frente, logo no primeiro momento de construção do adversário. Ele está mais do que habituado a jogar assim, não é nenhuma novidade para ele essa forma de atuar", garantiu o treinador do Al Wahda, que tem a vantagem de conhecer bem o agora jogador portista, por ter trabalhado com ele, mas também porque ele próprio foi defesa-central e jogou no FC Porto e no Braga.