Declarações de Carlos Carvalhal em conferência de imprensa de antevisão ao Braga-FC Porto, jogo marcado para sábado (20h30) e relativo à 25.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Braga confiante: “É um jogo importante, sem dúvida. Estamos a três pontos de uma equipa que está à nossa frente, jogámos em nossa casa, contra uma equipa boa, que mudou de treinador, de estilo e que está a consolidar o estilo do novo treinador, está em evolução. É uma equipa que ainda não perdeu com o novo treinador no campeonato. Vai defrontar um Braga que está confiante, que quer jogar o jogo pelo jogo, que quer jogar cara a cara e esgrimir argumentos para vencer, embora sabendo que vamos jogar contra um adversário competente e forte.”
Elogios para Martín Anselmi: “O FC Porto tem um bom treinador, já se começa a notar o seu dedo, até em função das semanas limpas que tem tido para trabalhar a equipa, e isso é notório, obviamente com bons valores individuais, jogadores de seleção, uma equipa boa. Não estamos a pensar que vamos encontrar um FC Porto fraco, bem pelo contrário. Agora, o queremos é que o Braga esteja forte, que sinta o ambiente no nosso estádio e que isto seja uma noite à Braga.”
Falta de produtividade ofensiva nos últimos jogos: “Tivemos um outro jogo de dificuldade elevada [Benfica], mas mesmo assim poderíamos ter feito um golo. Quando não marcamos e sofremos golos, todos nós ficamos preocupados. Agora, temos jogadores para conseguir fazer golos. O que temos que fazer é criar as oportunidades que estamos a criar. Uma coisa é ter um jogador, como alguns clubes têm, no mundo inteiro, em que por si só consegue fazer golo, com uma corrida ou com uma quebra sobre um adversário, mas nós não temos esse tipo de jogadores. Temos jogadores que necessitamos nos associarmos para conseguir criar oportunidades e fazer golos. Temos feito isso, temos criado oportunidades e podíamos ter feito mais golos."
Jovens promovidos ao plantel principal: “São meninos extremamente competitivos e qualquer um deles que vem treinar com a equipa A, como foi acaso, esta semana, do Vidigal, do Furtado e do Padrão, parecem jogadores que já estão entrosados connosco e que estão aqui desde o início da época ou desde a época passada”
Deslize de Hornicek contra o Rio Ave: “Nem sequer foi um grande tema. O que eu disse ao Hornicek foi que este tipo de erros cometem os guarda-redes todos do mundo. Já vi grandes guarda-redes a escorregar. É uma situação absolutamente normal. Obviamente que no guarda-redes ou num defesa nota-se mais, porque pode dar origem a um golo, como foi o caso, mas não estou minimamente preocupado. O Hornicek é um grande guarda-redes, tem uma maturidade bastante elevada, vai cometer erros, mas isso todos os jogadores que estão em progressão vão cometer erros, sejam mais novos ou mais velhos. E é um guarda-redes de elevada capacidade, em quem depositamos grandes esperanças, e trabalho que ele tem realizado tem sido excelente. O segundo golo que sofreu [contra o Rio Ave] é um pouco diferente, porque há uma situação zonal que não foi cumprida e faltou agressividade também no momento do contacto o indivíduo que cabeceia a bola. Com a densidade de jogadores que ele tem à frente seria muito difícil sair da baliza.”
Importância do jogo na luta pelo terceiro lugar: “O jogo de amanhã não vai decidir nada, é um jogo muito importante, sem dúvida. É um jogo muito importante para o FC Porto, que quer fugir de nós e quer aproximar-se das equipas de cima, é muito importante para nós porque pode colocar-nos ao lado da equipa que está imediatamente acima”