Declarações do treinador do Braga na antevisão ao jogo em casa do Benfica, marcado para as 18h00 de sábado
Corpo do artigo
Abordagem aos jogos com o Benfica, começando por este na Liga? "Só este jogo interessa e nada mais, o foco está todo no campeonato, a equipa tem três vertentes bem definidas e completamente diferentes. Uma em casa sofrível, má, uma fora de casa excelente, e uma outra vertente que quando para decidir algo, tem ganho. Tem sido esse o padrão, queremos manter esse foco em jogos que envolvem decisão e continuar fora a fazer o que temos vindo a fazer muito bem. Vamos ter um jogo muito complicado na Luz, o Benfica tem um excelente treinador e está muito bem organizado, não tendo perdido em casa nas provas domésticas. Temos feito algum trabalho de focalização, eu o grupo, o presidente, esperamos que haja reflexos desse trabalho para que surja uma equipa mais unida e focada. É um tipo de desafio que ajuda uma equipa a catapultar-se e dar a volta. Vamos a jogo com muito respeito, queremos pontos e, se possível, vencer."
Já conta com Fran Navarro? "Relativamente à questão do Fran vai estar convocado, está disponível, já jogar ou não depende do treinador. O El Ouazzani tem feito um trabalho coletivo muito bom, ele e o Roberto Fernández são miúdos de atitude competitiva muito forte, talvez acusando alguma falta de confiança. Mas são dois goleadores, no seu futuro vamos ver que vão fazer muitos golos. Mas, de resto, estou muito feliz pela vinda do Fran Navarro, está bem adaptado, conhece o campeonato, é um bom finalizador."
Conta com uma equipa mais inspirada, olhando a esse histórico fora? "Nos jogos fora o trabalho foi excelente, não digo imaculado por conta da derrota no Dragão e do empate em Barcelos. No Dragão foi unânime que merecíamos mais do que tivemos. Merecíamos no mínimo o empate. A focalização dos últimos dias está nos conseguimos fazer bem, nos bons comportamentos fora-de-casa. Queremos manter esse nível elevado, se ganharmos o jogo passamos a ser a melhor equipa fora de portas."
Do que ficou do jogo com o Casa Pia? Dessa exibição medíocre há aspetos que o preocupam? "Temos anulado algumas situações nos jogos em casa. Desde o início soube que me esperava uma tarefa muito difícil. Mas os jogos vamos escalpelizar mais perto do próximo jogo na Pedreira, aí arrumaremos essas questões. Amanhã temos pontos para conquistar na Luz."
Acredita num plano vitorioso? "Espero bem que sim, que possa vencer, mas não é um jogo de tudo ou nada. No Santa Clara tínhamos de decidir entrada para o 4.º lugar e conseguimos vencer. Agora temos a mesma responsabilidade, no mínimo, temos de vencer o jogo. Não será fácil, perante um adversário que nunca perdeu em casa nas provas internas. Mas os grandes desafios são para grandes homens, os ventos fortes e tempestades fazem bons marinheiros."