Declarações do treinador do Braga na antevisão ao jogo em casa do Benfica, para os quartos de final da Taça de Portugal, às 20h45 de quarta-feira
Corpo do artigo
Com experiência de dois jogos recentes com o Benfica, que referências oferecem ambos na preparação deste confronto? "Um jogo que nada tem a ver com os outros dois, caraterísticas diferentes por ser um jogo da Taça de Portugal. Este é dos jogos mais difíceis que temos de jogar, estamos conscientes disso. A equipa tem de fazer o que tem feito, acreditando que é possível passar. O segundo ponto é manter humildade e pés no chão. É isso que nos tem levado a um percurso excelente em 2025. Na mesma proporção da humildade, temos de ter alguma astúcia, muita personalidade e ambição. Temos de ter um bocadinho de tudo isto, jogarmos juntos como família, unidos nos momentos de maior dificuldade e procurar ter os nossos momentos para fazer golos."
António Salvador disse que o Braga pensa todos os anos em vencer a Taça. Partilha esta visão a equipa já sente capacidade de se intrometer na luta pelo título? "O Braga tem de se assumir a vencer o próximo jogo. É o mais importante das nossas vidas, cada jogo é uma final, com estratégia própria. O objetivo é focalizar os jogadores e mentalizá-los para uma vitória. Temos pela frente este jogo da Taça, o foco é integral aqui. Não interessa nada mais. O facto do Braga assumir-se ou não assumir-se candidato na Taça é uma situação normal, pois várias equipas, até outras de gama média, o fizeram. É uma situação normal num clube ambicioso."
Qual foi a chave do sucesso para os melhores resultados em 2025? "Foi tudo aquilo que faz uma equipa de futebol, em termos de trabalho, união, compromisso coletivo, jogadores focados na tarefa, muita ambição também. Basicamente, tudo o que é necessário para uma equipa que funcione bem. Estamos satisfeitos com o que foi reformulado."
Como olha para a confiança no seio do plantel? "Faço a leitura que está tudo com os pés bem assentes no chão. Isto tem saído do corpo dos jogadores, temos um grupo trabalhador e unido. Em função das vitórias, ficamos mais contentes ou menos contentes. Numa senda positiva todos sorriem mais. Estamos conscientes das dificuldades, mas a nossa ambição será proporcional a elas."