
Carlos Vicens
Lusa
Declarações do treinador do Braga na antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, às 19h15 de quarta-feira, para os quartos de final da Taça da Liga
Que espera desta receção ao Santa Clara, no que é a importância da competição e a oposição açoriana? "Inicia-se uma nova competição, de caraterísticas diferentes. O empate leva-te a penáltis. É um jogo especial e temos a ideia de fazer bem as coisas, para que a equipa ofereça uma boa versão, o mais parecida possível com os últimos jogos. O Santa Clara pensará o mesmo em aceder à final four da Taça da Liga e sabemos que nos vão colocar a tarefa difícil, até por terem mais um dia de descanso. Temos de aproveitar os nossos adeptos, fazer um jogo competitivo e ambicioso."
Competir tanto em tão pouco tempo é um estorvo nesta altura? "Estamos conscientes do que representa o jogo, que te abre uma meia-final, ao mesmo tempo com intervalo mínimo de descanso. Três jogos em seis dias é muito, é a terceira série assim. Vamos ver o último treino, que não dá para fazer muito, apenas polir alguns aspetos, ver quem recuperou melhor e apresenta maiores níveis de energia. Da física, não a mental, pois a equipa já leva um tempo consciente do que deve fazer na defesa e no ataque. Acho que já uma versão muito reconhecível do que é o Braga fruto do trabalho de alguns meses. Não queremos ter desculpas, apenas focados em ter uma fortaleza mental para tanta acumulação de minutos, que nos leve a conseguir dar algo mais. A ambição de uma final four tem de levar os jogadores a deixar tudo no campo."
Olhando aos últimos dois jogos com Estrela Vermelha e Casa Pia, há aqui uma resposta que lhe diga que está perante o melhor Braga da temporada? "O rendimento da equipa nos últimos jogos assemelha-se mais ao que queremos ser. Também podemos estender esta análise a Alvalade e o Celtic Park com o Bragança aqui no meio. Numa análise interna, estamos vendo reproduzidas mais coisas que queremos, estamos satisfeitos com uma identidade clara, que está dentro do que foi feito nestes quatro meses."
Apostará em Fran Navarro e Pau Victor na frente que não tiveram minutos com o Casa Pia? "Estão frescos, o seu nível de energia está intacto. Vamos ver como treinam para que isso me ajude a tomar decisões. Eles são considerados como todos os que apresentem energia alta para oferecer grande rendimento."
