Antevisão do treinador do Braga ao jogo deste sábado, no Estádio S. Luís, contra o Farense.
Corpo do artigo
Na antevisão da visita, este sábado (15h30) a Faro, onde defronta o Farense, no Estádio S. Luís, Carlos Carvalhal disse que prefere "estar sossegado" do que emitir opiniões e ser "insultado ou criticado".
Porque é que não assume a candidatura ao terceiro lugar?
“Bem, eu responderia com não quero saber disso para nada. É que conheço o futebol português há muitos anos. Como conheço o futebol português e não quero saber disso para nada concentro-me só no próximo jogo. É esse o meu foco, é por causa disso. O meu foco está sempre no próximo jogo. Não quero saber de mais nada. Não adianta estar aqui e dizer que vamos ganhar a Liga dos Campeões. Temos de ganhar os jogos para conseguir qualquer coisa. Portanto, temos que ganhar o próximo jogo, que é o mais importante. E depois temos que ganhar o próximo. Portanto, acho que não há maior ambição do que querer ganhar os jogos todos. Agora sabemos que temos adversários, que precisam de ganhar os jogos todos. Mas vamos à luta com eles.”
Diz que conhece bem o futebol português, está a referir-se à arbitragem?
“Não tem nada a ver com arbitragem, tem a ver com o conhecimento profundo do futebol português. Sei onde estou inserido. Há determinadas coisas que prefiro dizer que não quero saber disso para nada, porque se emito uma opinião tenho 80 por cento das pessoas a criticarem-me, a insultarem-me, seja o lado mais azul, mais vermelho, verde ou cor de rosa. Prefiro estar sossegado. Não faço parte do rebanho, tenho consciência que não faço parte do rebanho, mas também sei que na sociedade atual quando alguém tira algo fora da caixa é quase ostracizado. Mais vale não fazer parte do rebanho, prefiro guardar as opiniões para mim.”
Ao contrário do Sporting, Benfica e FC Porto, que jogaram no Estádio Algarve, o Braga vai jogar no Estádio S. Luís. Sente-se desfavorecido?
“Quando são estes temas mais fraturantes tenho dito que não quero saber disso para nada. E volto a dizer: não quero saber disso para nada. Quero é ganhar jogos! Sei das dificuldades, pela muita experiência que tenho conheço o futebol português e o meu foco está no que consigo controlar, claro que é minha equipa. Se me sentisse injustiçado já não estava no futebol.”
Deslocação a Faro
“Queremos muito ganhar, vamos a jogo com intenção de vencer, mas sabemos das dificuldades que vamos encontrar, perante um adversário que está a lutar pela vida. Jogar no S. Luís é sempre complicado jogar e temos de estar ao nosso melhor nível para vencer. Mas também treinámos ao nosso melhor nível, treinámos muito bem e temos a expetativa de vencer. Vamos à luta, vamos ter de lutar muito, mas queremos muito vencer.”
Que perigo têm estes jogos?
“Este jogo tem características muito próprias, pelo estádio, frente a uma equipa com um bom treinador, organiza bem as equipas e temos de estar à altura do mesmo. Temos de jogar o nosso jogo, o desafio é enorme depois de um jogo contra o FC Porto muito bem conseguido. Defrontar um adversário que está na cauda da tabela classificativa, que tem argumentos diferentes vai necessitar de um Braga a um melhor nível. Queremos mostrar a nossa versão com e sem bola."
El Ouazzani já não marca há dois meses, Fran Navarro dá mais garantias de golo ?
“São jogadores diferentes. Nós, por exemplo, vencemos do FC Porto com um trabalho excelente do Amine. Um ponta de lança não é só fazer golos. Segurou muitas bolas na frente, deu muito trabalho à defensiva do FC Porto, é um jogador que tem características muito especiais. E digamos que num habitat em termos de futebol, com diversas personagens, com diversos estereótipos, ter um jogador com estereótipo do Amine é muito bom, faça golo ou não faça. Muito contente com ele, com o trabalho que tem desenvolvido. Muito contente também com o Frano, tem características diferentes. Para cada jogo, em função de certa estratégia, podemos utilizar mais o Amine. Se for um jogo, se calhar, onde há mais contacto, onde há campos pequenos, se calhar o Amine funcionará melhor assim. Com um pouco mais de espaço, com marcações inteligentes, faz com uma mestria muito grande, o Fran tem outro tipo de características."