Carinho especial pela Taça de Portugal: Sérgio Conceição é soberano na prova rainha

Oeiras, 22/05/2022 - O Futebol Clube do Porto recebeu esta tarde no Estádio Nacional do Jamor em Oeiras, o Clube Desportivo de Tondela no jogo da Final da Taça de Portugal Placard 2021/22. Entrega da taça, Porto vencedor Sérgio Conceição com a medalha (Pedro Correia / Global Imagens)
Pedro Correia / Global Imagens
Conceição é o treinador do FC Porto com melhor percentagem de vitórias na Taça de Portugal
Corpo do artigo
Sérgio Conceição nunca escondeu que tem um carinho especial pela Taça de Portugal, competição que sempre levou a sério em todos os clubes que orientou. Basta recordar que chegou a uma final pelo Braga - perdida nos penáltis - e que já venceu duas pelo FC Porto.
Sérgio inicia a defesa do título na segunda competição nacional na Anadia, bem perto de casa. Em 33 jogos, só perdeu duas vezes e já em fases adiantadas. Nunca foi afastado em eliminatórias a uma mão.
O nível de compromisso que exige aos jogadores é o mesmo de uma Champions até quando o FC Porto enfrenta adversários de escalões inferiores, como será o caso de amanhã, na Anadia, mesmo com as previsíveis mudanças no onze. Esta atitude tornou Conceição o treinador dos dragões com melhores resultados de sempre na prova rainha.
Não estamos a falar apenas dos dois troféus que conquistou enquanto treinador - e mais um como jogador -, mas dos resultados globais. São 27 vitórias em 33 jogos, como se pode ver na infografia em que foram incluídos os técnicos com pelo menos três épocas no FC Porto para que a comparação fosse justa. Os 81,8% de sucesso colocam Conceição à frente de Artur Jorge e de Fernando Santos, ambos com 80%.
Abra-se aqui um parênteses para dizer que José Mourinho tem melhor percentagem de vitórias (91,6%), contudo só realizou duas campanhas na Taça de Portugal pelos dragões. O mesmo se aplica a António Oliveira (90,9%). André Villas-Boas (85,7%) também tem um registo superior, conseguido na única época em que esteva na "cadeira de sonho".
A média de golos do FC Porto na Taça com Sérgio Conceição é de 2,7 por partida. Só por uma vez ficou em branco: na derrota em Alvalade de 17/18
Voltando ao atual técnico, só perdeu dois jogos -e empatou quatro - a segunda prova nacional, ao serviço do FC Porto. Ambas em meias-finais, diante de Sporting (17/18) e Braga (20/21). Quer isto dizer que foi sempre muito longe na competição e, mais interessante ainda, que nunca foi derrotado em eliminatórias a uma mão. De resto, na época passada, em que conquistou a dobradinha, levantou o troféu no final de um percurso imaculado: sete vitórias em sete jogos, tendo afastado os dois maiores rivais antes da final com o Tondela.
15255337
15256171

