Central brasileiro diz que as suas caraterísticas encaixam bem no futebol luso. Campeão brasileiro por duas vezes, pelo Palmeiras de Abel Ferreira, o defesa paulista lembra que o Alverca vive "um processo que requer tempo", depois de mais de 20 anos afastado do escalão principal.
Corpo do artigo
Aos 23 anos, o central Naves, contratação sonante do Alverca para 2025/26, já festejou duas vezes o título do Brasileirão, pelo Palmeiras. Cedido pelo clube que tem o português Abel Ferreira como treinador, o defesa já está habituado à nova realidade, naquela que é sua primeira experiência fora do Brasil, de tal forma que agarrou um lugar no eixo. "A minha adaptação tem sido muito boa", atestou, já familiarizado com o futebol português: "É um campeonato muito competitivo, com futebol muito tático. Sinto que este tipo de jogo se enquadra bem com as minhas capacidades." De Portugal, Naves diz tratar-se de um "país que sabe receber", acrescentando que "os colegas, a equipa técnica e a estrutura do Alverca têm ajudado muito".
O paulista faz parte de um plantel recheado de juventude, mas que "não olha muito para a idade". "É verdade que somos um plantel jovem, mas o importante é estarmos preparados para os desafios e para cumprir o objetivo de nos mantermos na I Liga", observa, contrapondo que o grupo "também tem jogadores experientes, de alto nível, que já conquistaram muito, como o Sergi e o Sandro, entre outros". O "importante", vinca, "é sermos uma equipa unida". Reafirmando a "manutenção" como meta, o central lembra que o Alverca "não estava na I Liga há mais de 20 anos e tem um plantel novo, pelo que é um processo que requer tempo e trabalho".
Verdão é paixão que não se desliga
Ligado ao Palmeiras até 2028, tendo já alinhado na primeira equipa sob as ordens de Abel Ferreira, pela qual conquistou dois títulos de campeão brasileiro, entre outros, Naves continua a seguir o verdão. "Acompanho sempre que posso, claro, mas estou concentrado no meu trabalho para ajudar o Alverca. O Palmeiras é um clube onde cresci como jogador e como pessoa, e ao qual ainda tenho ligação, mas o meu foco está 100% no Alverca e em como posso ajudá-lo a cumprir os objetivos traçados", resumiu o defesa.