Avançado só alinhou em oito jogos em todas as competições na presente temporada. Foram 11 em 2018/19
Corpo do artigo
O empate com o Rio Ave ensombrou o regresso de Aboubakar aos relvados, depois de mais um período relativamente longo afastado das opções, ainda que Sérgio Conceição o mantivesse sentado ao seu lado, no banco de suplentes, nos quatro desafios anteriores. O avançado camaronês ainda só alinhou em oito jogos em todas as competições, sete dos quais na equipa principal e um pela equipa B, contra o Varzim, no dia 18 de agosto, data em que tentava recuperar o ritmo ideal depois de uma lesão muito grave nos ligamentos que lhe custou praticamente toda a temporada 2018/19.
Com apenas oito jogos, Aboubakar nunca tinha jogado tão pouco numa época, tendo superado (de forma negativa) os 11 jogos em que realizou em 2018/19 e os 15 que fez há precisamente 10 anos, altura em que ainda jogava nos Camarões, mais concretamente no Cotonsport. Mas naquela ocasião, apenas com 18 anos, estava jogar pela primeira vez como sénior. Isso não o impediu de marcar sete golos. Deu nas vistas e, na temporada seguinte, saltou para a Europa, tendo assinado pelos franceses do Valenciennes.
Aboubakar torce para que o futebol volte à normalidade para que esta não seja mesmo a pior época da carreira. A interrupção das competições aconteceu, ainda por cima, quando o avançado demonstrava que estava a caminho da boa forma e pronto a ajudar o FC Porto a conseguir os objetivos no campeonato e na Taça de Portugal. O avançado entrou aos 80 minutos com o Rio Ave e, apesar dos poucos minutos em campo, demonstrou vontade de levar a equipa à vitória.
Agora que está recuperado, terá de continuar a trabalhar em casa, como todos os companheiros, para estar em forma quando a competição voltar à normalidade. Paciência é algo, aliás, que Aboubakar tem de sobra. O avançado sabe bem o que é estar afastado dos relvados. Esta época, por exemplo, sofreu uma lesão muscular no dia 2 de dezembro, contra o Paços de Ferreira, e só voltou 10 dias depois, diante do Feyenoord. Mais recentemente, no dia 28 de janeiro sofreu uma lesão no joelho direito no aquecimento antes do encontro frente ao Gil Vicente, e voltou à competição com o Rio Ave. Agora, nem à seleção dos Camarões (tinha jogos em março) pode ir...
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO AQUI. CUIDE SI, CUIDE DE TODOS