A FPF reformulou o Campeonato de Portugal e os dois primeiros classificados de cada grupo poderão bater-se pela subida de divisão
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol fez alterações nos moldes competitivos do Campeonato de Portugal para a próxima temporada. Assim, o formato da competição vai manter-se com dez clubes distribuídos, geograficamente, por oito séries, mas será na segunda fase que existirão novidades. Apuram-se para a etapa de subida os dois primeiros classificados de cada grupo, que também se mantém dividido em Norte e Sul. O vencedor de cada uma das séries sobe à II Liga e os segundos classificados vão disputar um play-off, a duas mãos, com o 17º e 18º posicionados da II Liga.
Relativamente à fase de descida, composta por oito séries de oito equipas que ficaram, na primeira etapa, abaixo do segundo lugar, a Federação decidiu reduzir de 50 para 25 por cento os pontos com que os clubes transitam para a fase de manutenção/descida. Mais, para evitar a repetição dos mesmos adversários da primeira fase, os clubes que fiquem classificados entre o sétimo e o décimo posto das Séries A, C, E e G serão colocados nas fases de manutenção das Séries B, D, F e H, respetivamente e vice-versa. Descem aos distritais os últimos posicionados (7º e 8º) de cada agrupamento sendo que os sextos classificados jogam um play-off a duas mão, cujo emparelhamento será feito por sorteio.