Campeonato de Portugal após a 26ª jornada: Leiria apurado e uma Série B ao rubro
A União de Leiria é o segundo clube a carimbar o acesso para o play-off de subida do Campeonato de Portugal
Corpo do artigo
O apuramento do Leiria para o play-off de subida é a grande nota saída da 26ª Jornada do Campeonato de Portugal. Os leirienses venceram na deslocação ao Gafanha, asseguraram a vitória da Série C do CdP e juntam-se, assim, ao Farense, que na semana passada já tinha apurado para a decisiva etapa de promoção. Mas, há mais coisas para contar deste domingo.
Na Série A, o Vizela continua a manter o Vilaverdense a cinco pontos distância e o apuramento dos vizelenses para o play-off é uma questão de jornadas. Por outro lado, o emblema de Vila Verde venceu na visita ao Câmara de Lobos e cimentou o estatuto de melhor segundo classificado das cinco séries - passam à fase seguinte os líderes de cada agrupamento e os três melhores vice-líderes.
Na Série B continua a confusão. Ninguém da frente venceu. Felgueiras, Espinho, Gondomar e Cesarense empataram com Aliança de Gandra, Freamunde, Sanjoanense e Canelas, respetivamente, ao passo que o Cinfães já tinha perdido ontem na Camacha, enquanto o Amarante havia empatado perante o Salgueiros. Continua a comandar o Felgueiras (46 pontos), empatado no topo com o Espinho.
No centro do país, para além do apuramento do Leiria há a destacar a derrota do Vildemoinhos (1-0) com o Mortágua. Os viseenses foram alcançados, com 53 pontos, pelo Benfica e Castelo Branco no segundo posto, formação que derrotou (1-0) o Marítimo B.
Na Série D, o Mafra goleou (5-0) o Pêro Pinheiro e beneficiou do desaire do Vilafranquense (1-0) no Campo da Mata, contra o Caldas, equipa sensação da Taça de Portugal. O Mafra lidera confortavelmente com 60 pontos, seguido de Vilafranquense com 53 e de Praiense, 48 pontos, que, ao perder em Torres Vedras (2-1), desperdiçou uma grande oportunidade de se aproximar dos ribatejanos.
Por último, o Olhanense bateu (1-0), fora de portas, o Pinhalnovense e recuperou, com 54 pontos, o estatuto de um dos melhores segundos do CdP.
Tudo somado, disputariam a subida, caso o campeonato acabasse agora, Vizela, Felgueiras, Leiria, Mafra e Farense mais Vilaverdense e Olhanense. Vildemoinhos e Vilafranquense têm, atualmente, o mesmo número de pontos: 53. Continua ao rubro o terceiro escalão do futebol nacional.