Subida à I Liga e título de campeão do segundo escalão decididos na noite desta sexta-feira
Corpo do artigo
O presidente do Tondela, Gilberto Coimbra, disse à agência Lusa que cumpriu o sonho de ver o clube subir à I Liga, como prometeu, referindo que o treinador Luís Pinto “é para manter”.
“Está cumprido o que eu imaginei, o que eu sonhei e o que prometi aos adeptos, quando pedia calma, porque rapidamente iríamos subir novamente à I Liga”, disse Gilberto Coimbra, um pedido que fazia sempre nas assembleias-gerais do clube, desde que o Tondela desceu no final da época 2021/22.
O Tondela sagrou-se pela segunda vez campeão da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer na visita à União de Leiria, subindo ao primeiro escalão com a companhia do Alverca, enquanto o Vizela vai disputar o play-off.
O Tondela confirmou na 34.ª e última jornada a liderança que não deixou desde a 20.ª, para reeditar a conquista do cetro de 2014/15, com a vitória em Leiria, por 2-0, e alcançou a sua oitava presença entre os grandes, após três épocas no segundo escalão, ao somar 64 pontos. “Era quase uma promessa, embora não pudesse prometer, mas era como se fosse, porque era uma grande convicção minha. Era um sonho meu e tudo faria para cumprir e hoje concretizou-se”, reforçou.
Questionado sobre o futuro do treinador, que esta época se estreou na liga profissional de futebol, Gilberto Coimbra afirmou que “Luís Pinto é para manter”. “Luís Pinto é treinador do Tondela e, naturalmente, é para manter. O Luís [Pinto] é sem dúvida a minha pessoa de confiança”, afirmou Gilberto Coimbra.
O presidente fez ainda questão de agradecer aos adeptos do Tondela, “foram mais de três mil”, apontou, que se deslocaram a Leiria e que “nos últimos 10 minutos foram por demais importantes para a festa que agora se faz”. “Um agradecimento muito especial à massa adepta”, realçou.
Sobre o jogo: "Quando foi a expulsão pensei que não seria ideal para nós, porque o Portimonense transformou-se numa linha de seis e tudo se tornou mais difícil. Tivemos uma maturidade incrível e gerimos bem o jogo. Foram poucas as vezes que o adversário chegou à frente, mas nós aproveitámos e depois com o golo do Portimonense ficámos um pouco aflitos. Esta equipa teve muito compromisso e uma alma muito grande."
Salto na carreira de treinador: "O facto de ser treinador desde os 17 anos e ter passado por todos os degraus, acaba por ser uma subida sustentada na minha carreira. Para mim os contextos das divisões mais baixas são mais difíceis do que este na II Liga."
A continuidade: "É uma situação que tem de ser falada. Não estava prevista contratualmente, mas a gestão mudou a meio da temporada e tenho que agradecer a todos, pois deram-nos todas as condições".
As subidas à I Liga do Tondela, recém-campeão do segundo escalão e de regresso três temporadas depois, e do Alverca, após 21 anos de ausência, foram elogiadas pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
“Felicito calorosamente toda a estrutura do Tondela por esta conquista notável, que assinala o regresso de um clube que representa com orgulho a sua região. Este título é fruto de um trabalho sério e consistente, que enriquece o futebol português e devolve à Beira Alta a presença no principal escalão”, realçou Reinaldo Teixeira, numa mensagem publicada no sítio oficial do organismo regulador do futebol profissional luso na Internet.
Além dos tondelenses, que repetiram a conquista de 2014/15, o dirigente congratulou a estrutura técnica e diretiva, os futebolistas e os adeptos do Alverca pelo regresso à elite. “Felicito o FC Alverca pela promoção à I Liga, um ano após ter voltado às competições profissionais, um sinal claro de ambição e trabalho dedicado. Este regresso ao principal escalão representa, não só a recompensa do trabalho desenvolvido, mas também um impulso significativo para o futebol da região e para o panorama nacional”, reconheceu.
O Tondela sagrou-se pela segunda vez campeão da II Liga, ao derrotar fora a União de Leiria (2-0), na 34.ª e última jornada, para finalizar na primeira posição, com 64 pontos, selando a oitava presença no escalão principal, do que estava afastado desde 2021/22.
Os beirões sobem na companhia do Alverca, cuja sexta participação na I Liga, 21 anos depois da última, foi confirmada com um triunfo na receção ao Portimonense (2-1), que assegurou aos ribatejanos o segundo lugar, derradeiro de subida direta, com 63 pontos.
Já o Vizela vai disputar o play-off de acesso à edição 2025/26 da I Liga frente ao 16.º e antepenúltimo do escalão principal, que será definido no sábado, após ter vencido com reviravolta na visita ao Marítimo (1-2) e terminado a II Liga em terceiro, com 62 pontos.
Atacante do Real Madrid e do Brasil é acionista do clube. LEIA MAIS AQUI
O Tondela sagrou-se pela segunda vez campeão da II Liga, ao vencer na visita à União de Leiria, subindo ao primeiro escalão com a companhia do Alverca, enquanto o Vizela vai disputar o play-off.
O Tondela confirmou na 34.ª e última jornada a liderança que não deixou desde a 20.ª, para reeditar a conquista do cetro de 2014/15, com a vitória em Leiria, por 2-0, e alcançou a sua oitava presença entre os ‘grandes’, após três épocas no segundo escalão, ao somar 64 pontos.
O Alverca assegurou a sua sexta participação na I Liga, 21 anos depois da última, ao vencer em casa ao Portimonense, por 2-1, contabilizando 63 pontos, mais um do que o Vizela, que venceu na visita ao Marítimo, por 2-1, e manteve o terceiro lugar, que disputa o acesso à I Liga com o 16.º e antepenúltimo do primeiro escalão.
Alverca-Portimonense, 2-1 (15' David Bruno; 63' Fernando Varela) (82' Kelechi John)
Leiria-Tondela, 0-2 (83' Miro; 90'+4' Roberto)
Marítimo-Vizela, 1-2 (12' Ibrahima) (45'+1' Afonso Freitas p.b.; 70' Morschel g.p.)
1.º (campeão e subida) - Tondela, 64 pontos
2.º (subida) - Alverca, 63
3.º (play-off) - Vizela, 62
Vasco Botelho da Costa também não espera menos do que o regresso do Alverca à I Liga. “Entrar a perder na casa de uma das equipas mais fortes, que poderia festejar a subida e o título, e dar a volta nos últimos minutos tem mérito. Sabemos que dependemos de nós e queremos jogar como até aqui. É isso que nos vai aproximar do sucesso.”
Separados por um ponto, Tondela e Alverca entram hoje em campo, às 20h3o, de olhos postos na vitória que ditará o campeão e garante a subida direta à I Liga. Estas equipas disputam a 34.ª jornada com Leiria e Portimonense, enquanto o Vizela tem encontro marcado com o Marítimo em busca dos três pontos e de uma escorregadela de qualquer um destes adversários para alcançar o segundo lugar e a promoção direta, possibilidade em que Fábio Pereira acredita. "A hipótese é tão válida como para os outros adversários. Vamos para o último jogo com muita confiança e fé que, no final, se poderá fazer justiça e que a melhor equipa possa subir à I Liga”, afirmou o técnico que vai defrontar um adversário que orientou nesta campanha.
Apesar de a semana ter sido mais curta para os três clubes – cinco dias de treino –, Luís Pinto, treinador do Tondela, avisa que o plantel está impaciente por regressar às vitórias após a derrota por 2-1 com o Alverca, na ronda passada, e preparada para conquistar “o final perfeito” com o apoio dos cerca de 2 500 adeptos que se deslocam até Leiria em 15 autocarros. “Sabemos o que está em jogo, que dá três pontos, o título de campeão e a subida de divisão. Esta época tem sido fantástica, mas queremos a cereja no topo do bolo”.