Desde o início do milénio, os dragões já tiveram seis percursos imaculados nas últimas seis rondas. Mas somar 18 pontos só será suficiente para o título se o Benfica escorregar pelo menos uma vez.
Corpo do artigo
As contas que o FC Porto faz para a conquista do título são muito simples e foram resumidas por Pinto da Costa no final do desafio frente ao Liverpool, para a Liga dos Campeões: "Temos de ganhar os seis jogos e esperar que o Benfica não ganhe todos", atirou o presidente portista. Mas será que a conjugação dos dois fatores é assim tão frequente?
Na época passada, o FC Porto venceu os últimos seis jogos da Liga e ultrapassou o Benfica na tabela. Caminho do bicampeonato está identificado
O JOGO analisou todas as edições do campeonato deste século e encontrou seis exemplos (em 18 possíveis) que vão ao encontro da matemática que poderá permitir aos portistas festejar o bicampeonato. E nem sequer é preciso recuar muito no tempo para descobrir o mais recente: na época passada, os dragões venceram nas derradeiras seis jornadas do campeonato, somando 18 pontos, e os encarnados apenas ganharam três. Mais: ao fim de 28 rondas, em 17/18, o Benfica até estava um ponto à frente dos dragões e agora estão empatados, porém ainda se iriam defrontar na Luz no tal jogo em que Herrera decidiu.
De resto, os portistas não registam qualquer queda na classificação e até apresentam quatro subidas como se pode ver no gráfico, nas últimas jornadas dos últimos 18 campeonatos. Em duas delas, acabaram mesmo por ser campeões: em 2012/13, com Vítor Pereira, e em... 2017/18, com Sérgio Conceição.
Portimonense [já no sábado, às 18h00], Santa Clara, Rio Ave, Aves, Nacional e Sporting são os adversários que o FC Porto terá de ultrapassar para alcançar a sétima reta final de campeonato perfeita. Destes, só os leões foram capazes de evitar a derrota frente aos dragões na primeira volta. O clássico terminou empatado, resultado que poderia estragar as contas da equipa de Sérgio Conceição, a menos que até lá o Benfica escorregue por mais do que uma vez. Por outro lado, nas seis últimas rondas da metade inicial do campeonato, os encarnados venceram por cinco vezes e perderam uma [Portimonense] e a repetição deste ciclo também seria suficiente para o FC Porto terminar na frente, mesmo empatando um jogo.
Reação à derrota tem sido perfeita
Reagir de imediato, sem tempo para carpir mágoas. O FC Porto de Sérgio Conceição tem provado ser uma equipa com capacidade para se levantar de imediato, ao ponto de ter ganho todos os jogos que se seguiram a derrotas, europeias ou caseiras. São dez os exemplos anteriores e todos resultaram em vitórias - algumas gordas - e é esse o desafio para Portimão. Felipe já disse que é obrigatório mudar o "chip", consciente de que os dragões estão proibidos de perder pontos para manterem as aspirações ao título. Na prática, é só voltar a reagir como no passado recente...