Terá voltado a ser abordado pelos rivais da Luz mas consumou o regresso a Alvalade, onde foi apanha-bolas e agora será estrela. Deixou os campeões europeus do Liverpool para singrar como leão.
Corpo do artigo
Não tem só cara de miúdo, é-o mesmo, mas também já é muito rodado. Rafael Camacho, extremo de 19 anos, é o mais velho de quatro irmãos, filhos de Euclides Bernardo dos Santos Camacho e Teresa Alexandra Soares Camacho, e dos três aos sete anos só se via com uma bola de basquete nas mãos, como se pode constatar numa publicação sua no Facebook, reproduzida nesta página.
Dos três aos sete anos seguiu as pisadas do pai e só se via com uma bola de basquete nas mãos. Foi leão durante cinco anos, depois de uma breve passagem pelo Benfica em 2007/08
A inspiração no seu pai, que foi jogador profissional da modalidade, tal como o seu tio, originou a preferência, mas foi também por influência do seu pai que passou a jogar à bola na rua com outras crianças, primeiro em Angola, depois em Vila Franca de Xira, quando voltou a Portugal.
Foi o seu pai, também, que o inscreveu nas escolinhas do Vilafranquense, onde rapidamente suscitou o interesse de Sporting, Benfica e FC Porto. Assinaria pelas águias, que o pai representara como jogador de basquete, mas só ali ficaria em 2007/08. Depois, ao longo de cinco épocas, evoluiu de leão ao peito, emigrando com... 13 anos.
Rumou a Manchester, para representar o City, ao qual foi contratado em 2016 pelo Liverpool. Na época passada, foi chamado por Jurgen Klopp em nove ocasiões e utilizado em duas delas: entrou a um minuto do fim na receção vitoriosa (4-3) ao Crystal Palace e fez os 90 minutos no triunfo (2-1) sobre o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que alinhou no jogo da Taça da Liga com os portugueses Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Diogo Jota e ainda Ivan Cavaleiro e Hélder Costa. Fez 14 jogos pelos sub-23, todos como titular, e marcou oito golos, com especial destaque para o hat trick conseguido na goleada por 6-0 ao Leicester.
Aos 19 anos, há já uma história cheia e Rafael Camacho quer preenchê-la ainda mais de leão ao peito... de novo.
11063173
Reencontro com os "reds" dia 24 de julho
É já a partir de terça-feira que Rafael Camacho se junta na Academia ao grupo comandado por Marcel Keizer, que prepara a temporada 2019/20. Depois de ter passado os últimos três anos ao serviço do Liverpool, o extremo de 19 anos muda-se de armas e bagagens para o clube onde evoluiu ao longo de cinco épocas, mas tem já o reencontro com os reds marcado: o Sporting defronta os campeões europeus dia 24 no Yankee Stadium, em Nova Iorque.