Benfica um a um contra o Barcelona: cabeças partidas com fúria de Darwin e Rafa
Benfica um a um >> Análise individual aos jogadores do Benfica na vitória por 3-0 frente ao Barcelona na Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Vlachodimos 6
O Barça até criou perigo, mas os principais tiros saíram ao lado. Seguro, tirou a soco alguns centros ameaçadores.
Lucas Veríssimo 8
Monstruoso a defender, foi o grande muro na fase mais difícil para o Benfica, travando muitas vezes Depay. Tirou o 1-1 a Luuk de Jong, que parecia inevitável, aos 11".
Otamendi 8
Foi a todas, nunca virando a cara à luta e reinando nos duelos. As bolas pelo ar foram praticamente todas dele. Lançou Darwin para um perigoso contra-ataque aos 45" e ainda colocou Ter Stegen à prova, aos 48".
Vertonghen 7
Sempre no sítio certo, evitou sobressaltos pela sua zona ação e muitas vezes pareceu jogar de pantufas, tal a calma e tranquilidade em campo.
Lázaro 5
Comedido ofensivamente, face às subidas de Dest e das entradas de Depay pelo seu flanco, fez frente a esta dupla, ainda que somando algumas perdas. Saiu lesionado.
Weigl 8
Contra craques como Pedri, Frenkie de Jong ou Busquets, foi imperial a travar caminhos. A sonhar com a seleção, mostrou argumentos. Com intensidade incrível, somou cortes, fez coberturas e ainda assistiu Darwin no 1-0.
João Mário 8
Geriu o futebol encarnado com grande classe, driblando os adversários e aparecendo quer à frente quer atrás para dar linhas de passe. Levou a equipa para o ataque com certeza e deixo o Barcelona "ko" no 2-0.
Grimaldo 6
Sergi Roberto colocou-lhe alguns problemas, mas no jogo especial o 3 defendeu-se com algumas boas acelerações, somando um corte providencial aos 66". Na frente podia ter sido mais rápido a decidir.
Rafa 9
Foi um gigante contra o mundo catalão. Fez a cabeça em água aos defesas contrários, ganhou faltas, tempo para a equipa respirar e apareceu no sítio certo para aumentar a vantagem, fazendo o 2-0 com certeza.
Yaremchuk 6
Complicou a vida aos centrais do Barcelona, puxou os defesas para abrir caminhos para os colegas e além tentar por duas vezes o golo ainda combinou com João Mário no 2-0.
Gilberto 7
Sem falhas a defender, foi ameaça na frente e ainda ganhou o penálti do 3-0.
André Almeida 5
Refrescou o lado esquerdo da defesa sem problemas.
Taarabt 5
Deu bola e ainda "mordeu" os médios catalães.
Pizzi -
Entrou para pausar o jogo.
Gonçalo Ramos -
Estreou-se na Champions, mas com pouca bola.
A FIGURA
Darwin: 9 >> Um furacão que desfez a defesa catalã
Jorge Jesus defendia antes do jogo que o Barça não passa do 80 para o 8 sem Messi, mas bem se pode dizer que foi Darwin que passou do 8 para o 80 em relação a Guimarães. Da desinspiração passou para uma noite de sonho na Champions. Estreou-se a marcar com uma arrancada e drible que "partiu" Eric Garcia e deixou o Benfica na frente logo aos 3", mas como um autêntico furacão, fruto da sua velocidade, provocou estragos contínuos na defesa catalã. "Substituiu" Piqué, que podia ter sido expulso por falta sobre ele, fechou o triunfo num claro 3-0 de penálti e só não fez um hat-trick porque o poste o negou aos 52".