Os golos de cabeça valem 19% dos 446 da I Liga. O mais irónico deles foi o do portista Fábio Cardoso, marcado precisamente ao ataque da liga com mais golos de cabeça: o Braga
Corpo do artigo
Os golos de cabeça (84) representam cerca de um quinto dos 446 marcados na I Liga. O mais irónico da jornada foi o de Fábio Cardoso (FC Porto), por ter sido marcado ao ataque da liga que mais se destaca neste particular: o Braga, com nove. No extremo oposto da tabela estão três equipas, com dois apenas, ao passo que o Benfica, através do estreante Marcos Leonardo, colou-se ao Sporting.
Curiosidades
24.º estrangeiro
Evanilson entrou no top-25 do ranking dos melhores marcadores estrangeiros do FC Porto, na I Liga. Apontou 29 tentos em quatro épocas. O pódio é dominado por Jardel (130), Jackson (67) e Taremi (61).
9 assistências
As duas assistências da última jornada (para Di María e João Mário) reforçaram o estatuto de jogador com mais passes para golo da Liga. São agora nove, mais três do que Gyokeres (Sporting) e Rodrigo Gomes (Estoril).
50.ª expulsão
A expulsão de Aderllan (Rio Ave) assinalou o 50.º vermelho da I Liga, esta época. Estão decorridas 17 jornadas e em 2022/23 estas 50 expulsões foram atingidas ao cabo de 15 rondas.
10 cruzamentos
O jogador da jornada com mais cruzamentos foi Nuno Santos (Sporting), com dez. O extremo subiu a 4.º do ranking dominado por Francisco Moura (Famalicão, 89), Di María (Benfica, 79) e Costinha (Rio Ave, 75).
55 metros de golo O golo de Abascal poderá ficar na história desta Liga como o mais longo. O defesa axadrezado bateu o livre direto ainda no seu meio-campo, a cerca de 55 metros da baliza, surpreendendo o guardião Buntic (Vizela).