Bruno Varela visitou Afonsinhos: "Transmitiram-me a exigência de ganhar ao Sporting"
Guarda-redes e capitão esteve, juntamente com Afonso Freitas e com o vice-presidente Nuno Leite, na escolinha do clube, no arranque da iniciativa "conta-me como fizeste"
Corpo do artigo
Bruno Varela e Afonso Freitas fizeram uma visita-surpresa à escolinha dos Afonsinhos. Para cima de uma centena de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os 11 anos, quando se preparava para mais um treino no campo de treinos número 1 da Academia, delirou com as presenças do guarda-redes e do lateral-esquerdo naquele que foi o arranque do projeto “conta-me como fizeste”, destinado a aproximar o futebol profissional da formação. As interações começaram por verificar-se em pleno balneário, enquanto os dois atletas se equipavam, e prolongaram-se no relvado, com perguntas, respostas, muitos cânticos em nome do Vitória e até com a participação dos dois jogadores seniores em alguns exercícios.
Bruno Varela ficou impressionado com o “bálsamo de alegria” presenciado no treino das escolinhas do clube. “Adoro crianças e acho que me dão sempre uma força extra. É incrível como estas crianças, sendo ainda tão novas, sentem o Vitória de uma forma tão intensa”, testemunhou. “A força deste clube também se faz disso”, acrescentou. “Estes jovens têm um sentimento muito forte pelo clube desde muito jovens e ninguém fica indiferente a isso”, considerou, revelando, por entre sorrisos, ter recebido uma instrução especial para o jogo com o Sporting: “Já me transmitiram a exigência de ganhar no sábado! E passaram-nos grande energia para o jogo”, revelou.
Em jeito de despedida, o capitão de equipa do Vitória de Guimarães prometeu mais surpresas ao longo da época. “Estes momentos são sempre muito importantes e, por isso, estamos sempre abertos a este tipo de iniciativas. Temos a perfeita noção da importância que têm interações de dez, 15 ou 30 minutos para estas crianças. Para nós, são pequenos gestos; para estas crianças, serão sempre recordações enormes para o resto da vida”, comentou Bruno Varela.
A acompanhar Bruno Varela e Afonso Freitas, o vice-presidente Nuno Leite garantiu que esta iniciativa se estenderá a todos os escalões da formação. “O ‘conta-me como fizeste’ tem como intuito a transmissão dos valores, do ADN e da mentalidade ganhadora do Vitória aos diferentes escalões da formação. Por outro lado, sublinhará sempre a vertente da educação e, por isso, os nossos atletas da equipa principal abordaram a importância da escola. Isso é uma preocupação do clube transversal a todos os escalões”, explicou o dirigente do clube, dando conta de uma escolha criteriosa: “O Bruno Varela é o nosso capitão. Recentemente uma pessoa amiga comentou comigo que ele tem traços do Neno e eu estou de acordo. Pela simpatia e pela paixão ao clube, é um jogador que já tem um peso muito grande no clube. Já o Afonso Freitas começou o seu percurso precisamente na formação do clube. Nasceu aqui. É uma das pessoas certas para contar como se faz”, explicou.