
Bruno Sá
Candidato à presidência do Sporting lançou o site da sua candidatura e o seu programa eleitoral
Leia também O castigo que Prestianni arrisca caso seja condenado por racismo contra Vinícius Jr.
Bruno Sá, candidato à presidência do Sporting nas eleições de 14 de março, divulgou esta quarta-feira o site oficial da sua candidatura, assim como o seu programa eleitoral.
Nesse programa, o adversário do presidente Frederico Varandas, que se recandidatou à liderança dos leões nestas eleições, começa por explicar o que levou a avançar para esta corrida ao cargo.
"Depois de refletir profundamente, decidi avançar com a presente candidatura à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Porque acredito que é possível construir um Sporting diferente: um Sporting que volte a colocar os sócios no centro, que preserve a sua essência e projete um futuro sólido e inspirador para todos. Esta não é uma candidatura contra alguém. Não é um ataque pessoal. É uma candidatura a favor de um Sporting de sócios, e não de clientes. É uma candidatura que quer um Clube onde o projeto desportivo não é definido apenas pelo treinador do momento, mas pelo próprio Clube e no qual o treinador se insere. Um Clube que valorize e respeite o Ecletismo e o nosso ADN. E, sim, é possível!", começa por escrever.
"Reunimos um grupo de pessoas a quem chamo os verdadeiros notáveis: homens e mulheres que respiram Sporting todos os dias, no Estádio, no Pavilhão e nas comunidades e que não precisam de apresentações. Pessoas comprometidas com um projeto estruturado, transparente e de longo prazo, que garanta continuidade, identidade e valores fortes. Esta candidatura representa todos aqueles que não se revêm no modelo atual de clube, que se afastaram ou ficaram desiludidos. Mas tem, ao mesmo tempo, o dever e compromisso de alertar aqueles que ficam presos à emoção do resultado e, por isso, não conseguem ver além dele. E, atenção: isso é natural, porque a paixão pelo Sporting é enorme. Mas a paixão não pode cegar perante problemas estruturais. É nossa obrigação alertar, propor soluções e apresentar um caminho alternativo. Agiremos com racionalidade, mas sempre com amor e paixão pelo Sporting, assumindo a responsabilidade de construir, nas modalidades e no futebol, uma hegemonia sem paralelo, valorizando os valores que todos nós crescemos a respeitar: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Só o Sporting interessa! Sem alianças. Os sócios decidem. Vamos reunir a família sportinguista. Viva o Sporting Clube de Portugal!", completa.
De seguida, Bruno Sá enumera "20 medidas imediatas" que pretende implementar caso seja eleito presidente do Sporting para o mandato 2026-2030.
Confira todas:
- "1. Criação do Gabinete do Provedor do Sócio, para ouvir propostas, sugestões e queixas, aproximando os sócios do clube e garantindo que a sua voz é respeitada.
- 2. Convocar uma Assembleia Geral imediata para que os sócios decidam sobre os nomes das portas do Estádio e dos campos da Academia. As Direções passam, o Sporting fica. Quem tem de tomar estas decisões são os sócios.
- 3. Reunião imediata com os GOAs para restabelecer o diálogo e definir regras de protocolo impostas pelo clube, garantindo que a relação com as claques respeita o Sporting e fortalece a união do Clube.
- 4. Reunião imediata com os Núcleos do Sporting, para ouvir, escutar e trabalhar em conjunto na melhoria da relação entre o Clube e os seus Núcleos.
- 5. Reestruturar o Gabinete de Scouting, com foco em jovens talentos, maturação de jogadores, aproveitamento desportivo e potencial financeiro, valorizando o jogador português para definir uma identidade clara do Sporting.
- 6. Restruturar a Unidade de Performance e reforçar o desenvolvimento do atleta e da equipa técnica responsável pela preparação física. Depois de épocas com um número anormal de lesões, vamos, finalmente, criar condições para que os jogadores estejam sempre em condições de render ao máximo.
- 7. Analisar e rever o modelo de formação centrado no jogador, garantindo que a formação no Sporting cresce com cultura de vitória, exigência e ambição.
- 8. Realizar obras e melhorias na Academia, garantindo condições de topo para a formação. É inaceitável que, por exemplo, os sub-16 ainda treinem em meio campo.
- 9. Criar um Gabinete de ADN dedicado a transmitir aos atletas os valores, a história e a identidade do Sporting, reforçando o vínculo com o clube e o espírito ecletista.
- 10. Implementação de uma política de prémios, de reconhecimento e de valorização dos atletas das modalidades pelas suas conquistas e contributo para o Clube, garantindo que os seus feitos desportivos são devidamente premiados e celebrados, reforçando o respeito, a motivação e o orgulho em representar o Sporting.
- 11. Criar um gabinete de scouting para as modalidades, com representante de cada modalidade para garantir ligação, coordenação e aproveitamento máximo de talentos.
- 12. Retomar a aposta no desporto feminino, devolvendo-lhe relevância competitiva e estratégica, reafirmando o compromisso do Sporting com a sua identidade, promovendo igualdade e excelência na prática desportiva.
- 13. Análise do empréstimo de 225 milhões de euros, garantindo total transparência sobre a sua utilização, sustentabilidade e plano de pagamento.
- 14. Avaliação da criação/fusão da Sporting Entertainment, S.A., salvaguardando os interesses patrimoniais da SAD relativamente ao Estádio e garantindo total transparência neste processo. Esta decisão, pela sua relevância estratégica, nunca deveria ter avançado sem aprovação prévia dos sócios.
- 15. Alargamento do departamento comercial, com vista à angariação de patrocínios e à viabilização de projectos, marketing e eventos, permitindo aos patrocinadores apoiarem a modalidade que pretendem.
- 16. Remodelação urgente das instalações sanitárias e bares dos lugares superiores, garantindo as mesmas melhorias já feitas nos lugares de leão e camarotes.
- 17. Fim da cultura do medo e castigo. Não retaliar contra sócios que queiram ter opinião pública, independentemente da crítica construtiva.
- 18. Modernizar o website oficial do clube, tornando-o responsivo e capaz de lidar com picos de tráfego online, aumentando a informação relevante na Área Reservada aos sócios, como seja a sua antiguidade de Gamebox e o seu número de votos.
- 19. Desenvolver e lançar aplicação móvel Sporting, com funcionalidades como bilhetes eletrónicos, votações online, informações sobre jogos, loja virtual e interação direta com os sócios.
- 20. Criação da Casa do Atleta, como espaço de apoio, dignidade e acompanhamento para antigos atletas do clube que enfrentem dificuldades pessoais, profissionais ou sociais. Um compromisso de respeito por quem representou o Sporting, garantindo que nenhum atleta que honrou o nosso Clube fique esquecido.".

