JORNADA EM ANÁLISE - Números, estatísticas e factos gerados pela disputa da 13.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Queimar linhas de construção, colocar a bola nas costas dos defesas e imaginar os espaços onde vão estar os colegas, são competências preciosas que têm em Bruno Fernandes o maior especialista da I Liga.
O capitão do Sporting tenta, em média, 3,07 passes de profundidade por jogo, e tem a companhia dos rivais Pizzi (Benfica, 2,47) e de Otávio (FC Porto, 2,37) no pódio.
Fomos mais além no estudo e verificamos quem faz mais passes em profundidade com a melhor eficácia, ou seja, aqueles passes que tiveram como destino efetivamente um colega de equipa.
O jogador com o melhor rácio da I Liga entre tentativas e acertos é Gonçalo Silva (Belenenses), com uma eficácia de 39,1%, com uma vantagem de cerca de cinco por cento sobre o portista Otávio.
O omnipresente Bruno Fernandes prova também neste ranking a qualidade das suas ações, pois em 30% delas a bola foi recolhida por um companheiro.
Nove golos do novo líder
Líder de fresco da lista dos melhores marcadores da I Liga (a par de Pizzi), Vinícius (Benfica), marcou sete golos nas últimas quatro jornadas (nove no total) e tem o melhor rácio de minutos/golos: um tento a cada 47".
Livre direto vale segunda vitória
O livre direto de Mohammadi valeu ao Aves a 2.ª vitória na Liga. O iraniano é único com dois golos neste tipo de lance e há um total de sete na competição: André Sousa (Belenenses), Marlon (Boavista), Patrick (Famalicão), Rashid (Santa Clara), B. Fernandes (Sporting).
Segundo golo de cabeça
O cabeceamento certeiro de Luiz Phellype (Sporting) foi apenas o segundo golo de cabeça dos leões nesta Liga. Seria sempre difícil compensar a ausência de Bas Dost porque o holandês fez 11 de cabeça, em 2017/18.
11601130
77 cruzamentos
O jogador com mais cruzamentos é Sequeira (Braga), com 77, mas os melhores no rácio de cruzamentos que encontraram um colega são Koki Anzai (Portimonense), com 46,9% e Corona (FC Porto), 46,8%.
16 pontos perdidos
Sá Pinto, treinador do Braga, lamentou-se de perder pontos com "equipas que não ganham a ninguém". No entanto, os arsenalistas perderam 16 dos 21 pontos com equipas que, na altura, estavam mais bem classificadas.
16 pontos de défice
O FC Porto perdeu um total de 11 pontos nas últimas sete deslocações ao terreno do Belenenses. Tirando a vitória de 2018/19 (2-3) e 2015/16 (1-2), somou quatro empates e uma derrota (oito golos marcados e oito sofridos).