O pontapé com sucesso que dá largas às esperanças na Taça reforçou a melhor época do 8 do Sporting. Tubarões não o<br/> largam de vista: Manchester United e Chelsea já têm relatórios, mas ainda são presenças assíduas.
Corpo do artigo
Com o cronómetro já a cair para os 90 minutos, Bruno Fernandes puxou a culatra atrás e, com um pontapé cheio de personalidade, recolocou o Sporting a correr pelo Jamor, diminuindo a desvantagem que se registava até então na Luz, contra o Benfica, em jogo da primeira mão das "meias" da Taça de Portugal. Eis (só) mais um exemplo daquilo que o camisola 8 representa para uma equipa que ainda não se refez a 100% de uma das maiores crises da sua história.
É o médio-ofensivo com mais golos na Europa e, de leão ao peito, só falhou um de 36 jogos - por castigo, diante do Belenenses.
Os números não mentem e, para além de nos dizerem que não há outro médio-ofensivo a marcar tanto por essa Europa fora (soma 18 golos, mais um que Marco Reus, do Dortmund, e Pablo Sarabia, do Sevilha), também nos mostram o quão disponível é o internacional português dentro do grupo de Marcel Keizer: esta época, já superou a barreira dos três mil minutos, tudo porque em 36 jogos possíveis, Bruno... só falhou um, mas por castigo, em Alvalade, diante do Belenenses.
Nos 35 embates em que foi chamado a intervir, só foi protagonista de substituições em três - duas vezes a sair, diante de Benfica e Vorskla, e uma vez para entrar, frente ao Estoril. Dados em "demasia"? Mas ainda falta um, aquele que nos mostra o "Transfermarkt", site especializado que avalia o criativo como o jogador mais valioso do plantel do Sporting. "Custa" 30 milhões de euros, mais oito do que Bas Dost. E por falar em custos, importa perceber onde acabam todos estes factos: no interesse, cada vez maior, em Bruno Fernandes.
Sabe O JOGO que a maioria dos grandes clubes europeus já têm em sua posse relatórios sobre o médio, mas também apurámos que pelo menos Manchester United e Chelsea continuam a enviar observadores a quase todos os estádios portugueses. Depois da rescisão - e do regresso - era preciso ver como reagia o futebolista. Não desiludiu: já vai na melhor época da carreira.
Essencial à frente e... a recuperar
Bruno Fernandes não é só decisivo no processo ofensivo do Sporting, pelo qual já regista 18 golos na presente temporada: também atrás é peça essencial para a forma como a equipa de Marcel Keizer. Vejam-se, por exemplo, as 13 recuperações de bola com sucesso que executou na quarta-feira, em pleno Estádio da Luz; ou, por exemplo, os oito passes de longa distância - em 13 tentativas - que levaram a direção certa e aceleraram o jogo do leão. O médio-ofensivo é daqueles futebolistas de que qualquer treinador gosta, dos que quase não sabem... jogar mal.