Nem só dos goleadores vivem as equipas. É preciso quem coloque a bola no sítio certo e é isso mesmo que o camisola 8 tem feito com total mestria. Pé direito está endiabrado, mas até de cabeça assiste.
Corpo do artigo
Bruno Fernandes continua a recolher a maioria das preferências dos adeptos do Sporting sobre qual foi a melhor contratação para o plantel 2017/18. Sustenta-as com números de "craque", pois, além dos 14 golos apontados em 50 jogos oficiais, o médio-ofensivo regista 18 passes para golo, os últimos dois no triunfo (4-3) contra o Belenenses, que valem 32 dos 102 golos leoninos na época, ou seja, 31,37% dos mesmos.
O JOGO detalhou a zona de ação do rei das assistências dos leões, que no Restelo aumentou o seu registo para as 18
O JOGO fez o raio-x da influência do camisola 8 neste último capítulo e percebeu que, apesar da sua zona de ação se concentrar mais sobre o lado direito do campo, Bruno serve de todo o lado. Das 18 assistências, apenas quatro nasceram de bolas paradas (quatro cantos em curva, marcados à direita), enquanto as restantes 14 surgiram um pouco por todo o meio-campo dos adversários. Só no Restelo, quando descobriu Bas Dost para o 1-1, é que o 8 estava com os dois pés atrás da linha divisória, fazendo a bola circular no ar a uma distância superior a 40 metros.
Uma das maiores valências do internacional português é o facto que não precisar de se chegar muito perto da área para ter sucesso: a precisão com que coloca a bola nos colegas é de tal ordem que se torna um jogador vertical e que se tiver espaço é mortífero. Veja, por exemplo, e recorrendo à infografia que lhe apresentamos à esquerda, quantas assistências tem Bruno dentro da grande área: contam-se quatro, sendo que das três mais à esquerda, duas foram realizadas com o pé canhoto e outra com a cabeça. Nesta análise, importa também perceber quem beneficia mais com a capacidade de Bruno: pensou em Bas Dost? Acertou. O avançado holandês já fez oito golos com o "selo" do médio-ofensivo e em todos faz questão de lhe agradecer. Além do camisola 28, também Gelson (2), Montero (2), Acuña, Battaglia, Bryan Ruiz, Coates, Doumbia e Iuri Medeiros já fizeram dupla com Bruno, um caso cada vez mais sério de eficácia em todas as vertentes. Está na luta pelo Mundial.