Defesa-central deixa o América de Cali, enquanto o médio chega do Osasuna. Os dois já estão em Portugal e devem ser apresentados brevemente
Corpo do artigo
O Tondela garantiu duas aquisições de uma assentada. Brayan Medina chega do América de Cali para reforçar o eixo defensivo, enquanto o médio Huarte deixa o Osasuna. Os dois mais recentes reforços já estão em Portugal, fizeram exames médicos e devem ser apresentados a qualquer momento.
Possante central de 1,90 metros deu nas vistas no campeonato colombiano e na Taça sul-americana, enquanto o médio espanhol era desejado por Mirandés, Tenerife e Racing Ferrol.
Brayan Medina, defesa-central colombiano, de 1,90 metros, vai assinar por duas épocas, ficando o Tondela com 70 por cento do passe e os restantes 30 por cento ficam na posse do América de Cali, num negócio intermediado pelo agente FIFA Jorge Mendes. O central, 23 anos, somou 20 jogos em 2025, ano em que regressou ao clube depois de uma época de empréstimo bem-sucedida ao Atlético Huíla, onde marcou quatro golos em 19 jogos.
Já Xabi Huarte chega a Tondela para reforçar o meio-campo. Aos 24 anos, o jogador espanhol termina uma longa ligação ao Osasuna. Aliás, na única época em que não vestiu a camisola do clube, em 2020/21, altura em que esteve emprestado ao CD Subiza, manteve a ligação contratual ao clube de Pamplona. Em 2023/24, Huarte estreou-se no primeiro escalão espanhol pelo Osasuna, num jogo contra o Bétis, enquanto na última temporada esteve em evidência no Osasuna B, coroando os 36 jogos com cinco golos e duas assistências. Tido como um jogador tecnicista, que tanto pode atuar no meio-campo ou nas alas, o médio vai assinar por duas épocas e mais uma de opção, com o clube beirão a superar a concorrência de Mirandés, Tenerife e Racing Ferrol, clubes que também mostraram interesse.