Médio tem fortes possibilidades de ser chamado para representar o Uruguai no Campeonato do Mundo de 2026. As boas exibições chamaram ainda a atenção de alguns clubes, mas é garantido que não sai tão cedo
Corpo do artigo
Zalazar já treinou na quinta-feira em Braga, apesar de ter estado no Chile na madrugada de quarta-feira. Comprometido com o clube, o médio uruguaio viajou de imediato rumo ao Minho para começar a preparar o encontro de domingo, frente ao Gil Vicente.
Internacional uruguaio chegou a Braga avaliado em seis milhões de euros e, dois anos depois, triplicou a cotação. Um rendimento que chegou a merecer a cobiça de Zenit St. Petersburgo e Fenerbahçe.
O médio uruguaio foi chamado para os dois últimos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e tem legítimas esperanças de ser chamado para a fase final, que seria a primeira da carreira.
O desempenho ao serviço do Braga será fundamental para entrar na lista de eleitos do selecionador Marcelo Bielsa. Para já, os números são muito positivos. O médio uruguaio está a realizar o melhor início de época da carreira, contabilizando cinco golos e uma assistência, em oito jogos. O máximo que conseguiu foi alcançado nas últimas duas épocas, tendo marcado oito golos.
Zalazar terá agora oportunidade de melhorar os registos individuais, numa altura em que a maioria dos mercados está a fechar. Ainda na quinta-feira terminou o período de inscrições na Rússia e sabe-se como o Zenit de St. Petersburgo manteve sempre o jogador debaixo de olho. Na Turquia também só está aberto até esta sexta-feira, mas a possibilidade de assinar pelo Fenerbahçe nunca foi real, tal como O JOGO escreveu na edição de quinta-feira.
Zalazar mostra-se pedra fundamental no Braga e é notória a influência que tem de ano para ano. Neste momento é até o jogador do Braga com o mais elevado valor de mercado, estando avaliado em 18 milhões de euros, segundo o site especializado Transfermarkt, surgindo em segundo lugar Simon Banza, com um valor de 14 milhões de euros, e Ricardo Horta fecha o pódio com uma avaliação estimada em 12 milhões de euros. Zalazar vale agora o triplo do que valia quando chegou a Braga, em 2023, proveniente do Schalke 04.