Presidente do Braga falou aos jornalistas esta quarta-feira, à margem do Congresso organizado pelo clube
Corpo do artigo
Congresso e futebol português: ”Antes de mais, congratular-me por este momento, por este primeiro congresso que o Braga está a fazer, onde se está discutir que futebol e que desporto queremos no futuro. Acho que é importante, na vida do clube e do desporto e do futebol em Portugal, debatermos estes temas. Nós, há dois anos, numa conversa que tivemos com vocês, debatemos aquilo que achávamos que era preciso mudar no futebol, mudar no desporto, para poder continuar a crescer, dar passos seguros. Algumas coisas foram feitas, outras entendemos que ainda não. E neste debate, ao longo destes dois dias, vai-se discutir o presente e o futuro daquilo que pode ser melhorado, tanto a nível do futebol, como a nível dos atletas e estádios, como assistências, como receitas. Estamos num momento, como disse e bem, ou debatemos as questões e vemos onde temos de melhorar, ou podemos ter um recuo. Nenhum de nós, responsáveis do futebol português, desejaria ficar para trás em relação a outros países como neste momento estamos a ficar.”
O prevê para a equipa principal masculina do Braga na próxima época? O que é que o Daniel Sousa já-lhe disse? O que é que falaram? “Nós estamos a preparar-nos, estamos a trabalhar. No dia 21 iniciamos a pré-época. Infelizmente, vamos ter de começar mais cedo em função daquilo que é a classificação e a pontuação do ranking de Portugal nas competições europeias nos próximos anos. E, portanto, estamos a trabalhar, estamos em reuniões. Há alguns reacertos a fazer, há jogadores que já saíram, outros que poderão sair e outras entradas, naturalmente.”
Qual é a meta do Braga para a próxima temporada? “Os objetivos são continuar a crescer, continuar a disputar cada jogo para vencer. Como vocês sabem e ouviram na apresentação do Daniel Sousa, eu próprio disse que não iriam ouvir falar em classificação, o trajeto de Braga para trás diz aquilo que o Braga tem feito. Nós temos de procurar sempre mais e melhor e ganhar o maior número de jogos possíveis.”
Reforços expectáveis? “É sabido que há lugares que temos de preencher, nomeadamente na defesa, o resto nem tanto, porque não saíram. Mas a seu tempo iremos preencher essas posições, com calma e com ponderação, porque nós temos plantel neste momento e muitos jogadores para arrancar os trabalhos. Com o seu tempo iremos certamente reajustar aquilo que é que pretendemos para a próxima época.”
Expectativa para o desempenho da seleção portuguesa no Euro’2024? “Muito confiante. A expectativa, minha e de todos os portugueses, é que Portugal consiga repetir aquilo que conseguiu em 2016. Infelizmente não vai estar lá nenhum jogador do Braga para marcar o golo da conquista, mas estarão lá outros e, os que estarão, certamente vão fazer tudo para que Portugal consiga conquistar esse título que todos nós desejamos.”