Carlos Carvalhal está satisfeito com o rendimento de Tiago Esgaio e Fabiano em contexto de treino e, por isso, o Braga não pensa ir ao mercado encontrar um substituto para Ricardo Esgaio.
Corpo do artigo
A transferência de Ricardo Esgaio para o Sporting não vai levar o Braga, no imediato, a fazer uma incursão ao mercado para contratar um jogador que preencha o lado direito da defesa.
13898157
Carlos Carvalhal conta com Tiago Esgaio e Fabiano para o lugar e considera que, por enquanto, não se justifica outra entrada no plantel, sobretudo por aquilo que os dois jogadores estão a mostrar em contexto de treino. A situação irá merecer uma avaliação um pouco mais à frente, de maneira a validar, ou alterar, a opção de não ir ao mercado.
O caso reveste-se de uma importância particular, porque Ricardo Esgaio foi dono e senhor do lugar nas últimas quatro temporadas e deixou um rasto de influência no jogo arsenalista, e também porque o treinador passa a contar com duas unidades jovens e sem a mesma experiência. Fabiano, 21 anos, está de regresso ao Minho após uma época de empréstimo à Académica, da Liga SABSEG, e Tiago Esgaio, irmão mais novo de Ricardo, soma apenas duas temporadas na I Liga. Para já, a dupla está a convencer Carlos Carvalhal, que não só aprovou o regresso de Coimbra do defesa brasileiro, como validou a contratação do ex-Belenenses.
A contratação de Tiago Esgaio ao Belenenses custou 300 mil euros ao Braga. Fabiano volta após uma época na Académica
Certo é que Ricardo Esgaio deixa uma herança pesada no Braga. Na última época, o defesa teve uma percentagem de êxito no passe de 80,8 por cento, contra 69,3 por cento do irmão Tiago, por exemplo. Nos cruzamentos, a diferença também foi expressiva: 43,3 de acerto para Ricardo, 14,3 para Tiago. Números que devem ser enquadrados com as diferentes formas de jogar das equipas. De referir que não foi possível obter a mesma análise estatística de Fabiano na Académica.
Se a ideia inicial da SAD passa por não ir ao mercado, os jogos de preparação do Braga ao longo da pré-época vão ser determinantes para validar a decisão em definitivo.