UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Braga-Sporting, da 19.ª jornada da I Liga, que terminou com a vitória dos anfitriões, por 1-0
Corpo do artigo
BRAGA UM A UM
Matheus 7
Seguro nas diversas vezes em que foi chamado a intervir. Nem todas foram de grande exigência, mas uma defesa revelou-se tão difícil quanto decisiva: aos 75", fez uma mancha à guarda-redes de andebol e travou com uma palmada o remate de Jovane Cabral. Poucos segundos depois, estava a celebrar o golo de Trincão.
Wallace 7
Pode não ter sido tão vistoso com Bruno Viana, mas foi eficiente e a discrição não deixa de ser um bom atributo para um central. Boa aliança com Esgaio.
Bruno Viana 7
Bom exemplo de como é importante estar tão concentrado no primeiro como no último minuto: aos 2" desviou pela linha de final um remate muito perigoso de Eduardo e, aos 87", substituiu Matheus e não deixou o remate de Jovane entrar. Impecável no resto.
David Carmo 5
Saiu pouco depois dos 70 minutos e o lance mais sonante a registar foi ter deixado fugir Sporar pela direita aos 68", mas sem consequências.
Esgaio 7
Incansável a disponibilizar-se para ser solicitado em profundidade e a oferecer largura, mas sem deixar de garantir o devido apoio defensivo.
Fransérgio 7
A nota poderia perfeitamente ser mais alta, "bastava" que médio tivesse definido melhor alguns lances - pensou sempre bem, mas às vezes o gesto não acompanhou. Ainda assim, bem a encontrar Ricardo Horta no 1-0, além de ter demonstrado a disponibilidade física habitual que equilibra a equipa.
André Horta 6
Tentou visar a baliza por duas vezes, de longe, mas sem sucesso. Andou à espreita de espaços no último terço e foi assim que aos 55" serviu o irmão Ricardo para um remate perigoso.
Sequeira 6
Mira bem do pé esquerdo bem calibrada para vários cruzamentos cheios de veneno que mereciam outra resposta. Cedeu o lugar aos 67" a Trincão.
Ricardo Horta 7
Entre a direita e o meio, começou com dois remates bloqueados nos primeiros 20 minutos e teve outro par muito bem defendido por Max, mas também deu nas vistas pela visão de jogo na definição dos lances, como quando rodou para servir Galeno na jogada do golo.
Paulinho 7
Um bom exemplo de como um avançado pode ter um bom jogo, mesmo sem ser feliz no remate: aos 7" e aos 27" acertou mal na bola em lances perigosos e aos 29" permitiu uma defesa fácil a Maximiano. Contudo, trabalhou muito e bem longe da área e, aos 63" deixou Galeno na cara do guardião.
Galeno 7
Galeno é uma espécie de paradigma: é invariavelmente um dos mais perigosos e obriga os defesas a estarem sempre em sentido, mas depois falta-lhe maior eficácia na decisão e definição dos lances. Aos 63" viu Maximiano negar-lhe o golo e, aos 76", Neto cortou em cima da linha antes do disparo vitorioso de Trincão. Acabou a lateral e bem.
Bruno Wilson 5
Pouco após ter entrado, foi displicente num lance que acabou com Jovane na cara de Matheus: valeu-lhe o guarda-redes. Estabilizou depois e até ao fim.
Rui Fonte 5
Entrou com o Braga já mais recuado e mostrou-se útil nesse processo, mas ainda foi a tempo de disparar para as mãos de Maximiano.
A FIGURA
Trincão 8
Há semanas que correm bem e depois há esta semana de Francisco Trincão. Depois de, na quarta-feira, ter marcado ao Moreirense, assina contrato com o Barcelona e marca o golo do triunfo do Braga frente ao Sporting. Lançado ao jogo debaixo de uma enorme ovação, demorou poucos minutos a provocar a explosão de alegria, numa jogada que iniciou e acabou: deixou o opositor direto nas covas, avançou pela direita e entregou a Fransérgio, aparecendo depois no sítio certo para fuzilar a baliza. Nitidamente confiante e solto (numa ocasião junto à área do Braga talvez demais), teve outros bons apontamentos técnicos.
11777937
SPORTING UM A UM
Luís Maximiano 7
Com duas intervenções de alto nível, aos 60" e 63", adiou o desfecho do jogo que surgiu num lance no qual nada podia fazer. Fez ainda mais um punhado de defesas. Foi resolvendo atrás, mas sentiu-se órfão do homem-golo.
Coates 5
Condicionado por um amarelo logo aos 10", alternou momentos de solidez defensiva com outros de fragilidade, sobretudo quando teve de aplicar velocidade para travar os rivais, como ficou evidente aos 63" ao deixar fugir Galeno em lance de golo iminente.
Luís Neto 7
Nem com o cartão ao intervalo perdeu a agressividade que tanto jeito deu para anular inúmeras jogadas dos bracarenses: aos 24" voou para intercetar um remate de Horta com selo de golo, aos 27" não deixou Paulinho rematar em boas condições, negando-lhe o golo também aos 63". Até na jogada que decide a partida impediu o golo no primeiro remate...
Borja 5
Primeiro central e depois lateral, teve atuação discreta. Aos 62" tirou o pão da boca a Galeno ao segundo poste, e no ataque arrancou um cruzamento nos descontos que ia acabando no empate.
Ristovski 4
Entrou inclinado para o ataque, mas dos seus pés não surgiu perigo. Foi de tal forma inconsequente na ala que Rúben Amorim, aos 67", até tirou o lateral Sequeira e recuou Galeno para fechar o flanco...
Battaglia 5
Foi o jogador que deu equilíbrio à equipa. Acabou a central após a primeira troca de Silas, posição onde sentiu mais dificuldades de posicionamento. Aos 29" fez corte vistoso após perda de bola comprometedora de Camacho.
Eduardo 5
Entrou no onze para reforçar o miolo, colaborando com Battaglia a fechar linhas, mas com mais liberdade para atacar. Logo no primeiro minuto de jogo, soltou-se de marcação e quase marcou.
Wendel 6
Descaiu muito para a direita, dirigindo-se, porém, sempre para o meio para organizar o jogo da equipa. Foi na fase de construção que mais se destacou, empurrando os leões para a frente a ultrapassar linhas em posse e em combinações. Faltou-lhe potência nos remates, um deles que se não fosse a intervenção de Matheus podia ter colocado os leões em vantagem, aos 75".
Acuña 6
Um par de cruzamentos perigosos e esteve na origem da situação de golo logo no primeiro minuto. Tentou também a sorte com um disparo potente nos descontos da primeira parte, perdendo, porém, algum fulgor com o passar do tempo.
Rafael Camacho 5
Atuou nas costas de Sporar, mas raramente conseguiu combinar com o esloveno e foi-se afastando dele, deixando-o muito longe do resto da equipa. Assistiu Eduardo na primeira chance de golo e fez dois remates perigosos, de longe.
Sporar 5
Entrou bem, com demarcações e chances de marcar, mas foi desaparecendo e sendo cada vez menos procurado pelos colegas. Aos 9" mostrou dotes técnicos a matar a bola no peito antes de desferir um remate potente (defendido) e aos 52" por pouco não chegou a cruzamentos consecutivos de Camacho e Acuña.
Vietto 5
Um par de passes entrelinhas e um remate perigoso.
Jovane 6
Deu agressividade ao ataque e aos 90"+2" quase marcou - Bruno Viana cortou o seu remate quase na linha.
Gonzalo Plata 4
Um remate falhado e pouco mais.