Braga saúda escolha de Pedro Dias, que tem "um longo historial de dedicação ao desporto"
A escolha do novo secretário de Estado do Desporto é vista com bons olhos pelos arsenalistas, que destacam as qualidades e o trabalho do antigo vogal da FPF
Corpo do artigo
O Braga acredita que Pedro Dias, novo secretário de Estado do Desporto do Governo de Luís Montenegro, tem "um perfil de profundo e transversal conhecimento da realidade que vai encontrar e que terá, nestas novas funções, a missão de fazer evoluir". Numa nota publicada no site oficial, o clube arsenalista refere o "longo historial de dedicação ao desporto" e destaca o "inegável contributo para o desenvolvimento do desporto universitário e para o extraordinário incremento, quantitativo e qualitativo, de várias disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, onde se encontrava desde 2012."
"Esta nomeação transmite ao Braga uma mensagem de aposta num perfil vincadamente técnico, logo profundamente conhecedor da necessidade do incremento dos fatores competitivos que permitam o fomento do desporto de alta competição, com vista à sua crescente afirmação no panorama internacional, conforme é do interesse e benefício do país", afirmam os bracarenses.
Leia a nota do Braga na íntegra:
"O SC Braga saúda a nomeação de Pedro Dias para a Secretaria de Estado do Desporto, enaltecendo a escolha do Governo para a pasta e identificando no eleito um perfil de profundo e transversal conhecimento da realidade que vai encontrar e que terá, nestas novas funções, a missão de fazer evoluir.
Pedro Dias tem um longo historial de dedicação ao desporto, sendo inegável o seu contributo para o desenvolvimento do desporto universitário e para o extraordinário incremento, quantitativo e qualitativo, de várias disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, onde se encontrava desde 2012.
O SC Braga, clube de matriz eclética e que assegura patamares de formação e de competição em 14 modalidades, está certo de que o novo Secretário de Estado transportará para o sector uma visão global, alinhada com a sua própria experiência e com o longo histórico que apresenta na defesa de uma visão holística, capaz de enquadrar o papel do Desporto enquanto um bem global e do interesse de toda a comunidade, inclusive na sua vertente lúdica e social.
De igual modo, esta nomeação transmite ao SC Braga uma mensagem de aposta num perfil vincadamente técnico, logo profundamente conhecedor da necessidade do incremento dos fatores competitivos que permitam o fomento do desporto de alta competição, com vista à sua crescente afirmação no panorama internacional, conforme é do interesse e benefício do País.
Não obstante a rotura face aos perfis historicamente apontados para a pasta, que o SC Braga entende como pertinente, é também do entendimento do Clube que há uma agenda que transita do anterior titular, João Paulo Correia, e que é merecedora de seguimento e continuidade, sublinhando os méritos do trabalho desenvolvido na passada Legislatura e a relação de proximidade que foi estabelecida e que é fundamental para o desenvolvimento do sector.
O papel dos grandes clubes e das grandes organizações no crescimento do Desporto nacional não pode ser encarado com sofismas, sendo inegável o peso que assumem, quer no suporte a um vasto número de modalidades, quer na canalização de receitas para a aposta nas mesmas, sobretudo pela via dos valores gerados no futebol profissional.
Garantir a competitividade de todos estes vectores e a sua circularidade será uma das mais importantes missões do novo Secretário de Estado e do novo Executivo."
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, com ligações ao futsal e desporto académico
Pedro Dias, o novo secretário de Estado do Desporto do Governo de Luís Montenegro, ocupava o cargo de vogal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2011 e tem um historial ligado ao futsal e ao desporto académico.
Aos 55 anos, Pedro Dias assume a responsabilidade pela pasta do desporto em Portugal após um década ligado à FPF, sob a liderança de Fernando Gomes, em que, além da pasta do futsal e do futebol de praia, também teve o papel da coordenação da formação de treinadores de futebol, futsal e futebol de praia.
Com formação académica na Universidade de Beira Interior e na Universidade do Minho, em que depois também mais tarde ocupou cargos de relevo na parte desportiva, Dias está também ligado à UEFA desde 2012, fazendo parte do Comité de Futsal e Futebol de Praia.
O novo secretário de Estado foi também membro, desde 2017, da Comissão de Educação Física e Desporto na Escola do Comité Olímpico de Portugal e, em 2015, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, na altura Cavaco Silva.
Foi presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) entre 1993 a 1995 e membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) entre 2003 e 2011.
Na juventude, Pedro Dias, nascido em Vila Nova de Gaia, passou pelos escalões de formação do FC Porto em futebol e, mais tarde, chegou a ser jogador federado de futsal.
Ao nível ministerial, o Desporto vai permanecer sob a alçada dos Assuntos Parlamentares, e do ministro Pedro Duarte, tal como acontecia no mais recente Governo socialista, com Ana Catarina Mendes, depois de ter estado sob a tutela da Educação, com Tiago Brandão Rodrigues.
Na Secretaria de Estado, sucede a João Paulo Correia, que detinha ainda a pasta da Juventude, agora com Ministério próprio.