Desfecho vitorioso deixará o técnico com 50 por cento dos triunfos guerreiros no reduto rival. Técnico já conduziu a equipa a uma vitória esta época no palco dos encarnados, a marcar o arranque da série de resultados positivos na liga. E carrega outras alegrias contra o Benfica.
Corpo do artigo
Qualquer viagem à Luz é, à partida, um cabo das tormentas, um desafio hercúleo, no qual o visitante tem a missão de encobrir fragilidades e fintar a fatalidade. Para o Braga é um exercício mais esperançoso nos últimos tempos e, prova disso, é o triunfo já alcançado esta temporada no reduto dos encarnados, quando Fran Navarro e Robson Bambu cravaram vantagem decisiva, nada alterando um golo de Arthur Cabral.
Carlos Carvalhal é, neste sentido, um rosto profundamente ligado a um Braga mais astuto e venenoso na abordagem a estes encontros. Foram com ele ao leme as últimas duas vitórias dos guerreiros, naquele que é considerado um dos mais intimidantes palcos do futebol português. E outra aconteceu pouco antes, com Rúben Amorim. Soma-se, ainda, uma desfeita ao rival da Luz protagonizada sob a batuta de Sérgio Conceição, sobrando outra, bem mais longínqua, que remonta a 1954/55.
Além do bom momento anímico dos guerreiros, fortalecidos na alma e ego por uma sequência de 16 pontos em sete jornadas na liga, a primeira delas, precisamente, no palco que revisita quarta-feira, Carvalhal tem esse pulsar particular ao jogo em questão, fruto de vitória por 3-2, na Luz, em 2020/21 (dois golos de Francisco Moura e um de Iuri Medeiros) e pelo recente atropelo, já ao Benfica de Bruno Lage. A imposição de outro castigo na capital ao rival da Luz deixaria Carvalhal numa espécie de pedestal, pois ficaria numa história para lá de centenária do clube, responsável por 50 por cento dos triunfos do Braga num terreno difícil. E os sonhos de Carvalhal neste despique dos quartos de final cruzam-se com outro estímulo, já que também aplicou derrota ao Benfica na final da Taça de Portugal de 2020/21, naquele troféu que o técnico gosta de apelidar como a sua “Champions em Braga”.
Nesta deslocação à Luz, o cartaz é sedutor e inspirador: Carvalhal convive com um currículo de especialista em gerar transtornos ao Benfica, apesar da também recente derrota em Leiria, na Taça da Liga, e este Braga cavalga em estímulos para voltar a crescer.
Navarro acelera para rever Benfica
Ultrapassado o obstáculo Nacional, o Braga foca-se de corpo inteiro na deslocação à Luz para o embate com o Benfica, naquele que será o terceiro despique entre as equipas na corrente temporada, havendo, até aqui, saldo de uma vitória para cada lado. Carlos Carvalhal espera poder ter Fran Navarro, que viu utilização travada na última jornada para acautelar agravamento da condição física. O avançado ex-FC Porto, contextualize-se, foi talismã nos três pontos arrancados pelos guerreiros na Luz para o campeonato, faturando na estreia.