Guardião brasileiro foi suplente de Hornicek na eliminatória anterior, frente ao 1.º Dezembro. O valor da equipa leixonense e o bom momento que atravessa, assim com as ambições do Braga na Taça de Portugal, levam Carlos Carvalhal a apostar num onze forte na deslocação a Matosinhos.
Corpo do artigo
Matheus vai assumir a titularidade na baliza do Braga no jogo de sábado, contra o Leixões, no Estádio do Mar, apesar de ter ficado no banco na eliminatória anterior da Taça de Portugal, igualmente fora, em Massamá, diante do 1.º Dezembro, equipa que disputa a Liga 3.
A Taça de Portugal e a Taça da Liga são normalmente boas oportunidades para os treinadores lançarem jogadores menos utilizados, mas o valor do Leixões e a qualidade que tem apresentado na presente temporada, aliados à ambição que o clube tem na competição, aconselham cautelas, daí a aposta de Carlos Carvalhal em Matheus, titular indiscutível praticamente desde que chegou a Braga, em 2014, e um dos mais experientes do plantel bracarense.
Curiosamente, na terceira eliminatória da prova-rainha do futebol português, contra o 1.º Dezembro, no Complexo Desportivo do Real, Hornicek foi titular, tendo Tiago Sá ficado no banco, enquanto Matheus foi poupado. O internacional sub-21 checo tem dado boa conta do recado no clube e na seleção e regressa hoje a Braga, depois de ter estado em bom plano ao serviço dos sub-21 da Chéquia, voltando a tempo de preparar o jogo de sábado contra o Leixões, mas a decisão passa por atribuir a titularidade ao guardião brasileiro de 32 anos.
A cumprir a 11.ª temporada consecutiva no Minho, Matheus é o único jogador dos arsenalistas que atuou na última vez que os guerreiros jogaram no Estádio do Mar, no dia 20 de janeiro de 2016. Nessa altura, então treinados por Paulo Fonseca, os minhotos venceram, por 4-0, com golos de Pedro Santos, Hassan, Rui Fonte e Wilson Eduardo. Um triunfo na caminhada rumo ao Jamor e à vitória na final da Taça de Portugal, derrotando o FC Porto nas grandes penalidades. Foi a segunda de três vitórias dos arsenalistas na Taça de Portugal, a última das quais em 2020/21, nessa altura sob o comando de Carlos Carvalhal. É precisamente por ter ambições na prova que o Braga vai apostar forte já no jogo de sábado.
Matheus tem mostrado uma regularidade impressionante e já está no terceiro lugar na lista dos jogadores mais utilizados de sempre do Braga, tendo à frente apenas o malogrado José Maria Azevedo (405 jogos) e o companheiro de equipa Ricardo Horta (394 jogos). Tendo em conta que tem contrato até 30 de junho de 2027, renovado em 2022, o guarda-redes brasileiro tem todas as condições para se aproximar da liderança nesta ranking.
Zalazar de fora no Mar
Zalazar vai ficar fora dos convocados pelo terceiro jogo seguido, depois de ter falhado os duelos contra Elfsborg e Sporting. O médio tem sentido fadiga muscular e não joga desde a deslocação a Arouca, no passado dia 3, tendo sido substituído, aos 57’. O internacional uruguaio tenta recuperar a tempo de defrontar o Hoffenheim, no próximo dia 28, na Liga Europa.
Hornicek e Niakaté de volta
Carvalhal já vai contar no treino de hoje com Hornicek e Niakaté, de regresso depois de terem estado nas seleções. O guarda-redes alinhou nos dois jogos contra a Bélgica e contribuiu para o apuramento da Chéquia para a fase final do Europeu de sub-21. Já o central do Mali foi suplente no primeiro jogo, contra Moçambique, tendo alinhado os 90 minutos diante de Essuatíni.