Braga está perto do máximo de pontos à 14.ª jornada e sonho do título recupera fôlego
Minhotos terminaram o ano com a segunda melhor pontuação de sempre na liga, à 14.ª jornada. Triunfo sobre o Benfica fez com a equipa de Artur Jorge se situe agora entre as melhores na história dos minhotos. Com mais dois pontos, em igual período, o clube acabou 2009/10 a lutar pelo campeonato.
Corpo do artigo
O arraso ao Benfica foi o comprovativo de que o Braga está para durar no pódio do campeonato, depois da desilusão na Taça da Liga, com uma derrota pesada em Alvalade.
Das cinzas desse desaire levantou-se o Braga poderoso que já havia somado o máximo de oito vitórias consecutivas nesta época e, na sequência da maior vitória sobre os encarnados (3-0) desde 1966/67, a equipa terminou o ano de 2022 com a segunda melhor pontuação de sempre na liga (33 pontos), à 14.ª jornada, a seis pontos do líder (Benfica) e a apenas um do segundo classificado (FC Porto). É necessário recuar até 2009/10 para encontrar um desempenho ligeiramente superior: sob o comando de Domingos Paciência, os minhotos chegaram à mesma ronda com 33 pontos somados e terminariam a época num histórico segundo lugar, obrigando o Benfica a aplicar-se a fundo para conquistar o título.
Para o campeonato, o Braga versão 2022/23 está claramente entre os melhores da história, apresentando, inclusivamente, um parcial superior ao que foi conseguido com Abel Ferreira (28 pontos à 14.ª jornada) na época de 2017/18, marcada pelo recorde de pontos somados pelos minhotos (75). À 14.ª jornada, a equipa comandada por Artur Jorge já contabiliza mais cinco pontos do que esse Braga, mantendo-se o atual técnico como o segundo mais vitorioso (percentagem de 67,74% referente a 21 triunfos em 31 jogos) desde o início da presidência de António Salvador, atrás de Rúben Amorim (76,92%, graças a 10 vitórias em 13 jogos).
O triunfo sobre o Benfica significou, de resto, um pleno positivo para Artur Jorge em jogos grandes disputados na Pedreira. À frente da equipa principal do Braga, o técnico já havia ficado associado a uma vitória por 2-1 sobre o FC Porto, em 2019/20, e a um empate diante do Sporting (3-3) e a um triunfo frente ao Vitória de Guimarães (1-0), já nesta temporada, sendo o próximo teste de fogo o reencontro com o eterno rival dos arsenalistas, para os oitavos de final da Taça de Portugal, marcado para o dia 11. Antes disso, o Braga viajará até aos Açores para enfrentar o Santa Clara, na quinta-feira.
Ricardo Horta passa para a frente
De volta à ação em Portugal, depois de ter estado ao serviço da Seleção Nacional no Mundial do Catar, Ricardo Horta depressa passou para a frente entre os bracarenses com melhor pontaria no campeonato. O capitão bisou diante do Benfica e isolou-se na frente dos melhores marcadores, somando agora seis golos, mais um do que Banza e Vitinha. Considerando todas as competições, Vitinha ainda lidera como melhor marcador (10 golos), seguido agora de perto por Ricardo Horta (nove). Já Abel Ruiz marcou pela segunda vez ao Benfica.