Minhotos venceram os espanhóis por 3-1 na apresentação aos sócios, na Pedreira
Corpo do artigo
O Braga venceu este sábado o Celta de Vigo por 3-1, num jogo particular de futebol de apresentação aos seus sócios e adeptos, que teve como "brinde" um grande golo de Diego perto do fim.
Foi um triunfo justo dos bracarenses, num bom ensaio para o primeiro jogo oficial do Braga, na próxima quinta-feira, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Levski Sófia, na capital búlgara.
Num jogo entre o quarto classificado da I Liga portuguesa e o sétimo da espanhola na época passada, o Braga fez valer a superioridade na primeira parte, tendo depois caído de produção na segunda, fruto também das muitas alterações feitas pelo novo treinador, Carlos Vicens.
O técnico espanhol escolheu um 3x5x2 para o onze inicial e, apesar das dificuldades iniciais causadas pela pressão do Celta de Vigo, o Braga chegou ao golo, aos 22 minutos.
Um lançamento longo de Zalazar desalinhou o último reduto dos galegos, Fran Navarro amorteceu de cabeça e Gorby disparou cruzado à malha lateral mais distante (22).
Logo a seguir, Ricardo Horta obrigou Radu a defesa atenta, após desatenção do Celta de Vigo, que caiu muito de produção após uma boa entrada (24).
Aos 36 minutos, Starfelt derrubou Zalazar na área e o médio uruguaio fez o segundo dos minhotos, na conversão da respetiva grande penalidade.
Em cima do intervalo, uma rápida jogada de Zalazar pela direita serviu Ricardo Horta na área, mas o remate forte do capitão bracarense foi à barra (43).
Os treinadores fizeram muitas substituições para a segunda parte – oito o do Braga, toda a equipa o do Celta de Vigo -, com Carlos Vicens a mudar para um 4x4x2.
Este esquema tático mostrou-se menos oleado e, logo aos 52 minutos, Jones aproveitou um buraco entre Lelo e Sandro Vidigal para reduzir.
O jogo, que culminava o "Braga Day", evento com várias atividades para os adeptos minhotos, caiu de ritmo, mas quem ficou até ao fim teve uma "prenda": Diego, médio de 20 anos, recolheu a bola a meio do meio-campo espanhol e desferiu uma "bomba" espetacular, cheio de potência e colocação, que sentenciou o resultado final.
Veja os golos do jogo: