A equipa minhota garante o estatuto de cabeça de série na fase de grupos da Liga Europa se Shakhtar, FC Porto e City se apurarem para a Champions. Se ficar no pote 1 evita o United de Mourinho
Corpo do artigo
Depois de ter integrado o pote 2 no sorteio da última época - do pote 1 acabou por sair o Marselha -, o Braga está perto de garantir o estatuto de cabeça de série na próxima edição da Liga Europa. A excelente campanha protagonizada pela equipa de Paulo Fonseca, que assegurou o primeiro lugar no grupo antes de atingir os quartos de final da competição, permitiu ao Braga ser, atualmente, a 46.ª equipa do ranking de clubes da Europa, um lugar que, se a lógica prevalecer no play-off de acesso à Liga dos Campeões, lhe garantirá a presença no pote 1 no sorteio para a próxima edição da Liga Europa.
A importância de integrar a lista dos cabeças de série passa, desde logo, pelo facto de conseguir evitar os principais nomes que já estão certos na competição, como o Manchester United de José Mourinho, Schalke 04, Zenit, Atlético de Bilbau, Inter de Milão e Fiorentina. Estas seis equipas já estão garantidas na fase de grupos da Liga Europa e têm um ranking superior ao Braga, pelo que têm assegurada a presença no pote 1.
Feitas as contas, sobram ainda cinco lugares para ocupar na lista dos 12 cabeças de série, sabendo-se que há oito equipas com melhor ranking do que o Braga que ainda vão ter de disputar o play-off de acesso à Champions, como são os casos do Shakhtar Donetsk (de Paulo Fonseca) e FC Porto, ou ainda o Manchester City, Villarreal, Ajax, Olympiacos, Viktoria Plzen e Anderlecht (recorde-se que as equipas que forem eliminadas serão repescados para a Liga Europa).
Leia mais na edição e-paper de O JOGO