Espanhol, que chegou ao Porto na sexta-feira, jogou a temporada passada no Norwich
Corpo do artigo
O FC Porto oficializou a contratação de Borja Sainz, avançado espanhol de 24 anos, que assinou contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2030. Vai envergar a camisola 17, número anteriormente utilizado por Gabri Veiga, agora dono da 10 dos dragões.
A SAD portista explica ainda que o valor fixo da transferência é de 13,3 milhões de euro acrescido de uma remuneração variável máxima de dois milhões de euros, que ficam dependentes do cumprimento de certos objetivos.
O Norwich, por seu turno, garante 20% das mais-valias de uma eventual futura transferência do jogador, sabendo O JOGO que os portistas poderão adquirir 10% das mesmas mais-valias, em junho de 2026.
Natural de Leioa, na província da Biscaia, Borja Sainz nasceu a 21 de fevereiro de 2001. É filho de Iñaki Sainz, antigo jogador do Eibar, e sobrinho de Carlos García, figura histórica do Athletic Club. Iniciou a carreira no clube do tio e, no verão de 2017, trocou Bilbau por Vitória, para se juntar ao Alavés.
Estreou-se na Liga Espanhola aos 18 anos, num encontro entre o Alavés e o Espanhol, e representou a seleção sub-19 de Espanha na qualificação para o Campeonato da Europa. Ao todo, somou 43 jogos com a camisola do Alavés, antes de ser emprestado ao Saragoça, no segundo escalão.
Seguiu-se uma aventura na Turquia, ao serviço do Giresunspor, onde brilhou e despertou o interesse do Norwich City. Chegou a Inglaterra em julho de 2023 e, em duas épocas no Championship, destacou-se como um dos principais jogadores da competição: 82 jogos, 27 golos e seis assistências. Só na última temporada, marcou 19 golos e ofereceu quatro, ficando a um tento de ser o melhor marcador da prova. Foi ainda o jogador com mais dribles bem-sucedidos no Championship 2023/24.
Borja Sainz reforça agora o ataque do FC Porto às ordens de Francesco Farioli e junta-se a Gabri Veiga, João Costa e Dominik Prpic no lote de atletas que se preparam para a primeira temporada completa ao serviço dos dragões.
Comunicado
"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (FC Porto) vem informar o mercado, os seus associados, adeptos e simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou a um acordo com o Norwich City Football Club (“Norwich”) para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol Borja Sainz Eguskiza (“Borja Sainz”).
O valor fixo da transferência é de 13,3 milhões de euros (treze milhões e trezentos mil euros), acrescido de uma remuneração variável máxima de 2 milhões de euros (dois milhões de euros), dependente do cumprimento de certos objetivos. O Norwich irá reter o valor correspondente a 20% das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador.
Mais se informa que o FC Porto celebrou com o jogador um contrato válido por cinco épocas desportivas, ou seja, até 30 de junho de 2030, tendo sido acordada uma cláusula de rescisão no montante de 100 milhões de euros (cem milhões de euros).