Presidente do Benfica vaticina "futuro longo" para o jovem avançado.
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira não tem dúvidas: um jogador formado no Benfica pode vencer a Bola de Ouro num futuro próximo e até aponta um nome: João Félix.
Em entrevista à Rádio Renascença, o presidente do clube da Luz vaticinou um "futuro longo" para o jovem internacional português e falou sobre a máxima distinção individual para um futebolista.
"Por que não? Pode acontecer com o João Félix. É um jovem muito bem estruturado. Com 19 anos e com o assédio que tem tido, mantém-se igual, na forma de vestir e conviver. Não se deslumbrou. Tem um futuro longo pela frente e será de topo mundial, será uma referência e não tenho dúvidas nenhumas", afirmou Vieira, que, sobre a sucessão de Cristiano Ronaldo, fala também de outra ex-águia, Bernardo Silva:
"Não sei se [Félix] será o sucessor do Cristiano Ronaldo, mas que tem condições para ser de topo mundial, isso tem, como já é o Bernardo Silva", acrescentou Vieira, destacando a influência da formação encarnada na mais recente conquista da Seleção Nacional, a da Liga das Nações.
"Foram nove formados no Benfica e mais dois que passaram pelo clube. E mais alguns que estão a chegar. É um trabalho importante, é uma estratégia que começou connosco e é importante para clubes iguais a nós. O sucesso passa por aqui, financeiro e desportivo. O que está em causa é o futebol português. A Liga e Federação têm de pensar bem no futuro. É só ver a regra dos empréstimos: não podemos proibir os atletas de competir em Portugal. Temos de criar condições para os jovens aparecerem noutros clubes. Os empréstimos são necessários. As equipas em Portugal precisam de ter uma postura séria na Europa, e pode passar muito por estes jovens. O FC Porto, Sporting, Braga e Vitória de Guimarães estão a formar e os outros vão começar também. Para mim dá-me um gozo muito grande. Terá tendência para aumentar, com muitos a aparecer", rematou o líder encarnado.