Boavisteiros confirmam que será Gilberto Andrade a dirigir a equipa, de forma interina, contra o Estoril
Corpo do artigo
O Boavista anunciou, na tarde deste sábado, que aceitou o pedido de dimensão de Cristiano Bacci e confirmou que Gilberto Andrade vai orientar a equipa contra o Estoril, de forma interina.
O treinador italiano colocou o lugar à disposição por entender que não estavam reunidas condições para competir em igualdade de circunstâncias com as restantes equipas da I Liga.
Quando chegou ao Bessa, Bacci sabia o plantel que tinha à disposição, mas ficou desiludido com os últimos acontecimentos relacionados com o mercado de transferências. Além de não ter recebido qualquer reforço, viu ainda o grupo fragilizado pela venda de Bruno Onyemaechi ao Olympiacos. A juntar a isso, num plantel limitado em termos de quantidade e qualidade, perdeu recentemente mais um jovem que estava a afirmar-se, Marco Ribeiro, que sofreu uma grave lesão, e tem ainda em mãos mais dois problemas disciplinares relacionados com Rodrigo Abascal e Seba Pérez, dois dos mais experientes do plantel e que têm treinado à parte.
Mesmo sabendo que a SAD boavisteira está a tentar tudo para levantar os impedimentos de forma a inscrever jogadores desempregados, Cristiano Bacci entendeu não ter condições para continuar em funções.
O comunicado do Boavista:
"A Boavista FC, Futebol SAD informa que aceitou o pedido de demissão apresentado pelo treinador Cristiano Bacci, que deixa, com efeitos imediatos, o comando técnico da equipa principal.
No próximo jogo oficial, frente ao Estoril Praia, a equipa será orientada, de forma interina, por Gilberto Andrade.
A Boavista FC, Futebol SAD agradece a Cristiano Bacci o compromisso e dedicação demonstrados ao longo do período em que representou Clube, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro."
Contratado em junho de 2024 como sucessor de Jorge Simão, Bacci estava vinculado até junho e vai deixar o Boavista ao fim de duas vitórias, seis empates e 13 derrotas em 21 encontros, numa altura em que a equipa é 18.ª e última classificada da I Liga, com 12 pontos, seis abaixo da zona de permanência direta e a cinco da vaga de acesso ao play-off.
Antes de chegar ao Bessa, Cristiano Bacci, de 49 anos, tinha sido treinador principal pela última vez entre 2015 e 2016, quando passou pela Olhanense, então na II Liga, seguindo-se um trajeto de sete épocas como adjunto dos gregos do PAOK Salónica (2017-2019 e 2021-2023), dos sauditas do Al Hilal (2019-2021) ou da Udinese (2023/24).
De acordo com a última atualização da lista de clubes sujeitos a proibições de registo por parte da FIFA, o Boavista enfrenta três processos ativos - bem abaixo do máximo de 39 atingido no final do ano passado -, dos quais um vigora por três períodos de inscrição e dois têm duração ilimitada, estando datados de abril de 2023 a dezembro de 2024.
Com um pedido de Processo Especial de Revitalização (PER) aceite pelo Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia há quase três meses, as panteras mantêm a esperança de desbloquear esses impedimentos em breve, de forma a poderem reforçar-se com jogadores sem contrato até ao final de fevereiro.