O blogger teve acesso ao mail da APAF porque pertencia ao quadro de árbitros da entidade
Corpo do artigo
A APAF esclareceu que foi por ser sócio desta entidade que, no início de 2017, Hugo Gil recebeu um mail do organismo com informação privilegiada sobre assuntos de arbitragem. De acordo com uma acusação de Rui Santos num programa da SIC, Hugo Gil terá depois reenviado o mail em questão aos benfiquistas Luís Bernardo, Pedro Guerra, André Ventura, Rui Gomes da Silva, Rui Gouveia, José Calado, José Nuno Martins e Carlos Janela.
A APAF explicou em comunicado que o mail incluía um "parecer jurídico sobre insultos, injúrias e difamações" e que Gil o recebeu na qualidade de sócio número 3529 da entidade, que o admitiu a 8 de maio de 2014. O órgão liderado por Luciano Gonçalves refere que achou estranho ver no site "Hugo Gil" informações que tinham sido enviadas apenas aos seus associados, chegando depois à conclusão de que se tratava do seu sócio.
Nascido a 20 de janeiro de 1988 (tem 29 anos), Gil jogou futebol no Clube de Pessoal da EDP. Mais tarde, em 2012, tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa (AFL). Em agosto de 2013 fez o estágio curricular, começando a apitar jogos das distritais e das camadas jovens, mas pouco antes, em maio de 2013, liderou uma iniciativa em nome dos adeptos do Benfica, contratando uma avioneta para sobrevoar o Caixa Futebol Campus com a seguinte mensagem: "Estamos connosco! Vençam por nós! Adeptos SLB". Seguiu-se a criação do site, onde partilhava conteúdos com tendência favorável ao clube da Luz.
Desde 2015 que não apita, por não ter os exames médico-desportivos em dia, e em maio de 2017 acabou por ser afastado dos quadros da AFL. O período longo de inatividade esteve na base do seu afastamento, apurou O JOGO. Como resposta a esta decisão, o blogger ligado às águias enviou um mail a solicitar a demissão. Mais recentemente, a 18 de novembro, foi visado por Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, que referiu na sua conta do Twitter que o adepto benfiquista chegou a ser "detido por proxenetismo".