A O JOGO, Beto enaltece a técnica do canhoto, afirmando que em momentos difíceis o criativo assume as rédeas.
Corpo do artigo
Pablo Sarabia foi um reforço de última hora para Rúben Amorim e a desejada melhoria nos corredores atacantes confirmou-se. Um atleta que esteve no Europeu em junho, onde fez cinco jogos e dois golos, virá com responsabilidade para brilhar.
"Sarabia tem ótima capacidade de decisão. Tem sangue frio no último passe e na finalização"
"É um jogador com uma enorme capacidade de decisão. Tem sangue frio no último passe e na finalização. E, como é natural, vai trazer experiência e bagagem a nível europeu", expressa, a O JOGO, Beto, que coincidiu em 2016 com o criativo no Sevilha, avaliando a possível pressão acrescida por vir do PSG: "Tem uma grande mentalidade. Na hora de aperto podem contar que ele assuma o jogo. É capaz de fazê-lo sem problemas e pedirá a bola."
Tomás da Cunha, treinador e analista de futebol da ElevenSports e da TSF, concorda com Beto na avaliação e avança uma mudança no onze do Sporting: a ida de Pote para o lugar de Jovane, na esquerda: "Sarabia custou um milhão de euros ao Sevilha [vindo do Getafe em 2016]. Não tinha estatuto, mas foi ganhando protagonismo. Ele adapta-se rapidamente e na Liga portuguesa vai ter um impacto imediato. É de grande nível. É mais forte a alinhar na direita, é mais perigoso no último passe e no remate quando aí joga e sempre obteve grandes golos e assistências no Sevilha assim. Acredito que o Pedro Gonçalves rume ao lado esquerdo."
Beto sofreu na pele algumas provocações do talentoso espanhol e, entre risos, corrobora a dificuldade de travar o atleta formado no Real Madrid. "Sim, ele irritava um pouco. Agora mais a sério, ele gostava de picar a bola. Nunca foi de chutar muito forte, mas é um jogador que tem a capacidade de colocar a bola onde quer. Ainda para mais com o jogo aéreo que o Sporting tem, que é forte, ele é excelente para os livres laterais e cantos", assegura, valorizando a capacidade na bola parada que Tomás da Cunha também realça: "Sarabia define bem, reage bem à perda da bola e vai assumir os livres diretos descaídos para a direita além de ter argumentos para bater os cantos da direita porque o Nuno Mendes saiu."
A terminar, o guardião ex-Sporting e que o ano passado militou no Farense reitera que Sarabia é jogador de "bola no pé" e diferente dos concorrentes pela posição. "O Nuno Santos é mais vertical, opta pela velocidade, enquanto o Pablo privilegia a parte técnica e o último passe. É capaz e é provável que dê ao Sporting outro tipo de características", conclui numa opinião também partilhada pelo analista entrevistado pelo nosso jornal. "Pelas diagonais, acredito que vai criar uma boa dinâmica com o Porro ou com o Esgaio. Já o Jovane é um substituto direto, mas é diferente. Tem melhorado ao não estar tão preso à linha e é bom quando o jogo pede outras coisas. O Nuno Santos é exímio no ataque à profundidade e pode ser solução como ala esquerdo, principalmente numa altura em que o Sporting precise de forçar para procurar o resultado", finaliza Tomás da Cunha.
Faro espanhol vai "casar" com Paulinho
Numa altura em que se questiona a capacidade de finalização de Paulinho, que leva um golo em cinco jogos em 2021/22, o treinador e analista Tomás da Cunha considera que Sarabia pode potenciar todo o ataque. "Tem-se falado da falta de golos do Paulinho. Ele trabalha bem a jogar como apoio, a receber e a tabelar e a permitir diagonais. No entanto, nunca será um goleador. É importante para o Sporting ter dois médios-ofensivos superiores na técnica. O Sarabia, tal como o Pedro Gonçalves tem golo. É um finalizador exímio e, por isso, pela técnica e pelas diagonais, dará um casamento ideal". Nas últimas cinco épocas, Sarabia marcou 64 vezes. Pelo PSG foram 21 tentos em dois anos, pelo Sevilha 43 em três épocas. Em França somou 11 assistências, em Espanha 33.