Rollheiser e Arthur Cabral ainda podem sair. Lateral-esquerdo e avançado podem chegar à Luz
Corpo do artigo
Manu Silva é, para já, o único reforço do Benfica neste mercado de transferências de janeiro, mas não deverá ser o único jogador a chegar à Luz neste inverno, como O JOGO já antecipou.
Contudo, se pode haver entradas no plantel encarnado, também poderá haver saídas na equipa de Bruno Lage. Além de Beste, também nomes como Arthur Cabral ou Rollheiser podem deixar de vestir de vermelho e branco em janeiro.
O avançado brasileiro tem sido apontado ao Atlanta United, da MLS, dos Estados Unidos, que estará na disposição de pagar 17 milhões de euros pelo jogador brasileiro, que chegou ao Benfica vindo da Fiorentina por 20 milhões de euros.
Já Rollheiser não tem somado muitos minutos de utilização com Bruno Lage no comando técnico. Esta época tem 373’ em 18 jogos, sendo que já foi apontado a vários clubes americanos, como o Toluca, o Boca Juniors, o Estudiantes, sua antiga equipa, o Santos ou o Corinthians.
Beste já saiu e, por isso, um defesa-esquerdo ainda deve aterrar em Lisboa. Para o meio-campo já entrou Manu Silva, vindo do V. Guimarães e se Cabral sair mesmo - as propostas ainda não convencem -, as águias devem ir ao mercado para colmatar a saída do avançado, que soma seis golos e uma assistência em 24 jogos.
Beste reforça o Friburgo e rende encaixe de 8 M€
Ala é esperado a qualquer momento nas instalações do clube da Bundesliga para realizar exames médicos e assinar um contrato que permite às águias a recuperação do investimento. Águias e alemães acertaram termos de um acordo em torno do... preço de custo, o que significa que os cofres da Luz são compensados com o gasto realizado no verão na vinda do camisola 37.
Chegou, pouco rendeu e já está de saída. Jan-Nicklas Beste vai mesmo deixar o Benfica nesta janela de mercado, depois de terem sido já limados os últimos pormenores entre os encarnados e o Friburgo. O acordo que deverá ser anunciado nas próximas horas, depois da realização dos habituais exames médicos, garante às águias uma venda... a preço de custo.
Segundo O JOGO confirmou, o entendimento inclui um pagamento de oito milhões de euros por parte do clube alemão, estando ainda estipulado um bónus de até 1,5 milhões de euros mediante objetivos a alcançar pelo ala esquerdo, ficando o clube comprador, segundo noticiou Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, com 10 por cento de uma futura venda.
Significa isto que o Benfica não tem lucro imediato com a saída do jogador de 26 anos contratado no início da temporada, mas não sendo ultrapassada a fasquia dos oito milhões de euros, também não terá de pagar mais ao Heidenheim. No contrato de transferência assinado no verão, as águias assumiram o pagamento desse montante, acrescido de 15% da mais-valia numa futura venda, o que não se concretiza.
Beste já não foi chamado a alinhar no último embate da fase de liga da Champions, em Turim, com a Juventus. Mesmo estando Álvaro Carreras a cumprir um jogo de castigo, Bruno Lage optou pela adaptação do lateral-direito Bah à esquerda em vez de colocar em campo o alemão. Esta terá sido mesmo a última convocatória do ala, que chegou para ser lateral-esquerdo, mas acabou por ser mais vezes lançado como extremo, a exemplo do que acontecia no seu anterior emblema.
O jogador germânico deixa agora o clube da Luz com 22 presenças - apenas oito de início -, 822 minutos somados, dois golos (ao Pevidém, na Taça de Portugal) e duas assistências (Atlético de Madrid e Estoril). E o Friburgo já o aguarda, como referiu ontem o seu treinador. “É alguém muito interessante para nós. Tentamos sempre encontrar soluções e jogadores cujas características se encaixem no que necessitamos, tanto no campo como fora dele”, afirmou Julian Schuster, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo de hoje com o Bochum.
Só um alemão em alta: Enke
Jan-Niklas Beste vai deixar o Benfica sem ter tido oportunidade para convencer, mas da Alemanha a lista de flops é significativa, podendo destacar-se nomes como Hany Mukhtar (1 jogo), Hans-Jorg Butt (7) e Julian Draxler (18). Da mesma proveniência atuou de águia ao peito ainda Luca Waldschmidt (43 encontros), que foi vendido uma época depois de chegar à Luz. Julian Weigl, o primeiro reforço que custou 20 milhões ao Benfica, somou 115 partidas, mas sem atingir o brilho que alcançou Enke (93 jogos) na baliza das águias.