Salvador tenta vender bem os dois avançados, que estiveram cedidos, e assegurar mais de 20 milhões para dar prenda a Vicens. Fran Navarro, El Ouazzani e Afonso Patrão estão longe da imagem de um 9 incontestável e potenciais lucros com o congolês e o espanhol podem facilitar grande operação para o ataque.
Corpo do artigo
Nada mudou com a escolha de Carlos Vicens para o comando técnico, os golos de Banza, 22 na Turquia, ao serviço do Trabzonspor, e os seis de Roberto Fernández, em poucos meses no Espanhol, decisivos para a permanência dos catalães em La Liga, não alteram o destino de ambos em Braga. Os empréstimos tiveram o condão de oferecer boa valorização e o mercado parece tratar do resto, além dos planos do novo treinador não chocarem com as ideias da cúpula. Vender os dois atacantes e salvaguardar um lucro acima dos 20 milhões facilitará a investida por um artilheiro que possa ser o rosto do projeto desportivo sob a égide de Vicens, visto que El Ouzzani e Fran Navarro não provaram completamente os seus argumentos e Afonso Patrão ainda paga o preço da juventude.
Se o futuro do avançado espanhol, que vai disputar o Europeu de Sub-21, tem estado em permanente discussão nos últimos dias, Simon Banza também aguça apetites, com o Besiktas a posicionar-se para tentar uma operação dentro de portas e assegurar o quarto melhor marcador do campeonato para as suas fileiras. O gigante de Istambul tem poder económico reconhecido e o Braga desconta 10 milhões da cláusula fixada junto do Trabzonspor, quer era de 25 M€, para facilitar a transferência. Mesmo assim, não é líquido que as Águias Negras estejam dispostas a pagar essa verba para juntar Banza a um elenco que contou na última época com os portugueses Gedson, João Mário e Rafa, e com o italiano Immobile como avançado de referência.
De qualquer modo, são estes os moldes traçados pela SAD dos minhotos para uma venda de Banza, podendo jogar António Salvador com os interesses mais endinheirados de clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, que também têm tido um acompanhamento próximo do congolês, estando o antigo avançado do Braga e Famalicão recetivo a mudar para essas paragens. Entretanto, mais evidentes no terreno são os interessados em Roberto Fernández, alguns tentam antecipar o Europeu e fechar a contratação. O Bétis apareceu na corrida com pretensões fortes e tem arcaboiço financeiro para satisfazer o Braga num montante mais aproximado dos 10 milhões.