Negociações entre o clube turco e o Benfica podem chegar a bom porto em breve.
Corpo do artigo
Orkun Kokçu está mais perto de deixar o Benfica e de rumar à Turquia, pela porta do Besiktas. Conforme a Imprensa daquele país adiantou ontem, as altas patentes do clube de Istambul viajaram para Portugal para encetar negociações com as águias e nesta altura, ao que foi possível apurar, as conversas decorrem de forma favorável. De tal forma, que podem mesmo desaguar num acordo com vista à transferência do médio.
Pretendido por vários emblemas - alguns da Premier League, como o Newcastle - a hipótese Besiktas ganhou força nas últimas 24 horas, desde logo pela ligação emocional entre as partes: Kokçu é adepto de longa data das "águias negras" e, apoiado pela família, terá dado luz verde à mudança de ares.
Por definir estão alguns dos contornos negociais, até porque o Benfica, pela valia do ativo em questão, não pretende facilitar a saída do internacional turco.
Nesta fase, a ideia do Besiktas passa por assegurar um empréstimo com cláusula de compra obrigatória, que, depois de ativada, seria paga de forma faseada. Uma modalidade que, de resto, é cada vez mais comum no mercado futebolístico.
Em relação aos valores do negócio, o Benfica pretende reaver, no mínimo, a verba investida no verão de 2023, que rondou os 30 milhões de euros. Se a transferência - em definitivo e no imediato ou com a referida cláusula numa cedência - ficar estipulada nessa quantia, tratar-se-á da compra mais cara da história do emblema de Istambul: o atual recorde pertence a... Al Musrati, por quem o Besiktas pagou 11 M€ em 2024/25.
O mercado, claro está, é volátil e o facto de haver uma aproximação entre os dois clubes não significa que a transferência se concretize. Trata-se de uma operação de contornos quase inéditos para o Besiktas, principalmente no que concerne às verbas envolvidas, mas, do lado turco, há esperança num desfecho feliz. Ainda assim, os sinais atuais apontam para um acordo.