Bernardo Lima é capitão dos sub-19, foi chamado aos treinos dos bês aos 16 anos e na mesma semana estreou-se na II Liga. Médio foi tentado por Benfica e Sporting antes de escolher os dragões, com quem já tem contrato profissional. É uma das promessas do clube, que lhe deteta características semelhantes às de Nico.
Corpo do artigo
O minuto 85 do Mafra-FC Porto B ficará para sempre gravado na carreira de Bernardo Lima como o da estreia nos campeonatos profissionais. O médio foi lançado por João Brandão apenas com 16 anos, no rescaldo de apenas uma semana de trabalho com a equipa B. Mais um patamar subido de forma precoce por Bernardo, que mesmo tão jovem já carrega no braço esquerdo o peso da braçadeira de capitão na equipa de juniores. “A curto prazo tenho como objetivo ser campeão nacional de sub-19 e vou ajudar a equipa a concretizar esse objetivo”, afirmou, em dezembro, no momento do anúncio da extensão da ligação aos portistas.
Com raízes em São João da Madeira, cidade que deu ao FC Porto atletas como António Sousa, Ricardo Sousa, Cândido Costa e João Mário, entre outros, Bernardo Lima começou a jogar futebol aos cinco anos no clube local por influência de um primo. Não obstante a ligação do pai (João Paulo) ao hóquei em patins, o pequeno Bernardo nunca se mostrou entusiasmado com a modalidade. O talento que desde cedo foi demonstrando com a bola de futebol, de resto, rapidamente chamou a atenção dos três grandes. Benfica e Sporting tentaram captá-lo, mas o coração azul e branco da família falou mais alto no momento da escolha.
Visto como um dos jogadores com mais potencial da formação do FC Porto, onde lhe detetam características semelhantes às de Nico González, Bernardo Lima viu uma lesão dificultar-lhe o trajeto, mas nunca perdeu o sonho. O salto dos sub-17 para os sub-19 demorou pouco e as chamadas para os trabalhos das seleções mais jovens também foram regulares a partir dos 15 anos. Com tanto futebol nos pés e ao longo do dia, o percurso escolar fica um pouco prejudicado, embora Bernardo faça os possíveis para ir acompanhado as aulas do 11.º ano, na vertente de economia, no Colégio Júlio Dinis. No entanto, nenhum dos progenitores (João Paulo e Carla) pretende cortar-lhe as asas nesta fase ascendente. O pai até estava em Mafra no momento em que saltou para o relvado. O passo seguinte passa por atingir a equipa principal.
Concentrado com a seleção
A estreia de Bernardo Lima na equipa do FC Porto não terá continuidade… por agora. O médio foi convocado por Bino Maçães para a seleção de sub-17, juntamente com mais cinco jogadores dos azuis e brancos (Martim Chelmik, Francisco Fernandes, Duarte Cunha, Mateus Mide e Yoan Pereira), e encontra-se em Guimarães a preparar a participação na Ronde de Elite de apuramento para o Europeu da categoria. A equipa das Quinas terá três jogos pela frente, contra a Hungria (dia 19), os Países Baixos (22) e a Sérvia (25).