O conjunto da Luz está, assim, em excelente posição para repetir 1994/95, 2005/06 e 2011/12, épocas em que atingiu os quartos de final, na primeira diretamente e nas duas últimas depois de ultrapassar os 'oitavos'.
Corpo do artigo
Um dia depois do FC Porto, no longínquo Cazaquistão, é a vez de o Benfica jogar a qualificação antecipada para os oitavos de final da Liga dos Campeões, em dois 'passos', o primeiro no seu jogo, frente ao Astana, que tem início a pouco habituais 15h00 em Portugal continental (21h00 locais).
Na ressaca da terceira derrota da época com o Sporting, esta após prolongamento (1-2) e a valer o 'adeus' à Taça de Portugal, o Benfica jogará sem Nicolás Gaitán, expulso na última ronda, e o capitão Luisão, que se lesionou em Alvalade e estará dois meses de baixa.
O conjunto de Rui Vitória sabe, porém, que garante os 'oitavos' se voltar a bater os cazaques, repetindo o que já conseguiu na Luz (2-0, com tentos de Gaitán e Mitroglou).
Caso não vença no sintético de Astana, como Galatasaray (2-2) e Atlético de Madrid (0-0), os encarnados terão de esperar algumas horas, pelo jogo entre espanhóis e turcos, precisando, então, que o onze de Diego Simeone não perca em casa, como sucedeu precisamente face ao Benfica (1-2).
Neste cenário, seguem em frente os lisboetas (somam nove pontos) e os madrilenos (sete), que somam mais três do que os turcos (quatro) e já venceram em Istambul (2-0), pelo que ficariam com vantagem no confronto direto.