UM A UM - Análise ao desempenho dos jogadores do Benfica, que venceram hoje a Supertaça 2019/20
Corpo do artigo
Vlachodimos 8
Começou por demonstrar reflexos apurados para evitar um golo na própria baliza de Ferro e, ainda na primeira parte, fez duas grandes defesas a negar o golo a Bruno Fernandes. Na segunda parte foi um mero espectador.
Nuno Tavares 5
Não disfarçou os nervos no duelo com Bruno Fernandes e somou várias precipitações na saída de jogo. Só conseguiu "descansar" quando a goleada se desenhava no horizonte.
Rúben Dias 7
Esteve muito sólido nos duelos contra os avançados adversários e nunca descurou as dobras a Nuno Tavares. Também mostrou bons pormenores ao nível da construção do jogo, sobretudo nos passes longos.
Ferro 7
Logo nos primeiros minutos fez um corte errado que quase traía Vlachodimos, mas recompôs-se com facilidade e foi um esteio durante grande parte do jogo.
Grimaldo 8
É certo que não é de uma eficácia tremenda a defender, mas a diferença que faz a nível ofensivo "desculpou" alguma tremedeira com Raphinha. O livre que culminou no 3-0 é irrepreensível e a arrancada no início do 5-0 é uma prova do seu fulgor físico.
Florentino 7
Chamado a tapar o corredor central, o jovem médio nunca virou a cara à luta e compensou algum "atraso" face à pressão alta da equipa com cortes em esforço. Na segunda parte, à boleia de uma pilha inesgotável, tomou conta do meio-campo e colocou no bolso quem lhe apareceu pela frente.
Gabriel 6
Parece não estar em ponto de rebuçado a nível físico e a sua lentidão na recuperação defensiva causou alguns sobressaltos a Florentino. Quando o Sporting baixou de produção teve espaço para usar a sua técnica refinada e, aí sim, conseguiu mostrar o acerto que lhe faltou na primeira parte.
Rafa 8
Longe de se cingir ao lado esquerdo, o extremo andou várias vezes pelo corredor central a fazer mossa com arranques que queimaram linhas na construção. No 1-0 mostrou todo o faro de golo que trouxe da época passada e, na segunda parte, fez duas assistências para Pizzi que até podiam ter sido três: aos 61" impunha-se o remate e não o passe para o colega.
Seferovic 6
Desperdiçou quatro boas ocasiões de golo, sendo que três delas esbarraram em Renan, mas foi decisivo para destruir a defesa leonina. Na última delas acreditou que a bola não ia sair e ainda a deu a Chiquinho para o 5-0.
De Tomás 7
Ficou em branco na goleada por 5-0, mas isso não chegou para tirar brilho a uma exibição de encher o olho do reforço. Muito comprometido na pressão alta e esforçado em "imitar" João Félix, baixando várias vezes no terreno para, depois, isolar os colegas, o espanhol foi um tanque que a defesa contrária não soube controlar. Na segunda parte isolou Seferovic, duas vezes, e Rafa em lances onde mostrou uma boa visão de jogo.
Chiquinho 6
Surgiu no sítio certo para fechar a goleada.
Taarabt 5
Procurou manter a posse de bola e ainda fez um bom corte sobre Bruno Fernandes.
Jota 5
Participou na jogada do 5-0.
A FIGURA - Pizzi: 8
No momento em que foi substituído por Bruno Lage, Pizzi saiu de campo sob uma tremenda ovação dos adeptos do Benfica e com direito às vénias e aos gritos de "guerra" que eram dedicadas a Jonas após grandes exibições do brasileiro. O português fez por merecer isso e muito mais na goleada histórica ao rival. Demonstrando que jogar simples pode ser uma enorme virtude, o capitão do Benfica começou por "rasgar" a defesa leonina no passe para o 1-0 e, depois, mostrou enorme frieza e qualidade nas finalizações que originaram o 2-0 e o 4-0. Será que depois disto aceita o repto de Jonas de herdar a camisola 10