UM A UM >> O FC Porto impôs a segunda derrota ao líder Benfica na I Liga, a primeira no Estádio da Luz, em Lisboa, ao vencer por 2-1 o clássico da 27.ª jornada, reduzindo a desvantagem para sete pontos.
Corpo do artigo
Vlachodimos 6
Sem hipótese de defesa nos golos do FC Porto, respondeu com uma bela defesa a um tiro complicado de Otávio de livre e mostrou-se sempre atento nas saídas. Cortou alguns ataques o FC Porto dessa forma, saindo rapidamente da baliza, quer pelo ar quer pela relva, a evitar estragos dos portistas.
Bah 6
Disputou um duelo aceso com Galeno e estava a corresponder perante o poderio do atacante portista. Fez ainda o cruzamento perfeito para Gonçalo Ramos no lance do golo encarnado, acabando por sair lesionado antes da meia hora.
António Silva 4
O internacional português mostrou ontem uma insegurança pouco habitual. Teve dificuldades perante a pressão portista quando teve bola e com algumas dificuldades no posicionamento permitiu ao FC Porto fazer estragos - como sucedeu, por exemplo, no 1-2.
Otamendi 6
O capitão encarnado tudo fez para evitar o desaire e manter a vantagem confortável de dez pontos. Atento, acorreu várias vezes a focos de perigo em zonas adiantadas. O mais seguro na defesa, limpou jogadas de perigo - apesar de ter falhado também ele o corte no 1-2, em carrinho em esforço - e ainda foi à frente ameaçar. Cabeceou com perigo, mas ao lado, aos 83", e ofereceu boa bola a Gonçalo Ramos, aos 90"+1".
Grimaldo 4
Se a defender sentiu problemas para fechar o flanco, mostrou-se desinspirado a nível ofensivo. Não fez a diferença habitual e foi incapaz de superar a barreira criada pelos portistas. Além disso, falhou muitos passes, causando problemas aos próprios colegas, como sucedeu no lance que deu origem ao 1-2, tendo sido depois apático a voltar atrás.
Florentino 5
Cedo amarelado, não se deixou afetar no que diz respeito às recuperações, continuando a compensar os colegas. Ainda assim, foi engolido várias vezes pelo poderio azul e branco no miolo.
Chiquinho 5
Sentiu dificuldades em construir jogo, face à pressão portista, entregando poucas bolas para a frente. Acorreu a várias zonas do terreno para cortar a bola, mas mesmo assim, como sucedeu com Florentino, o miolo contrário foi-se superiorizando.
João Mário 5
Mais apagado do que é normal, apareceu apenas a espaços, primeiro pela direita e depois pela esquerda, procurando aproveitar as raras brechas dos portistas, pecando por vezes nas entregas.
Rafa 4
As suas habituais arrancadas desta feita não tiveram sucesso. Anulado pela teia montada por Sérgio Conceição, que o conhece bem, teve poucas oportunidades para aparecer em jogo, pois o FC Porto cortou-lhe caminhos.
Aursnes 5
À esquerda não conseguiu dar muita dinâmica à equipa, melhorando quando passou para o meio, acertando mais nas entregas e tentando conduzir a equipa para a frente.
Gonçalo Ramos 6
Saltou ao segundo andar para cabecear no lance do 1-0, após ganhar a posição a Pepe. Ajudou várias vezes a recuperar a bola, com a sua pressão, e pediu-a frequentemente, ainda que nem sempre os colegas percebessem as suas movimentações.
Gilberto 5
Ganhou e perdeu para Galeno. Mesmo com algumas brechas concedidas ainda evitou outros estragos.
David Neres 6
Tentou remar contra a maré em termos individuais, face às dificuldades coletivas. Em drible ainda escapou algumas vezes aos adversários e tentou o tiro aos 76", mas falhando o alvo.
Musa -
Última aposta de Roger Schmidt para tentar mudar o jogo, mas com poucos minutos. Nos descontos podia ter tentado o remate a centro da direita, mas optou por tentar dominar, sem sucesso, pois a bola saiu pela linha de fundo.