A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 3-0 frente ao Santa Clara.
Corpo do artigo
Vlachodimos 6
Mais um jogo sem maiores trabalhos, fez meia dúzia de defesas ao longo do jogo. Aos 68", quase que era enganado por um corte de Otamendi, mas estava atento e resolveu em segurança.
Bah 6
Voltou à titularidade e fez a diferença no lado direito logo aos 7" com um cruzamento a encontrar a cabeça de Gonçalo Ramos. Esteve envolvido no jogo e sem falhas maiores a defender, saiu lesionado aos 72".
Morato 6
De volta ao onze com a missão de substituir o castigado António Silva, Morato não comprometeu nas ações defensivas contra um adversário que também não complicou muito.
Otamendi 6
Tomou conta da defesa encarnada. Aos 68" tem um mau corte, resolvido pelo guardião das águias.
Grimaldo 6
Na despedida encarnada, o lateral espanhol mostrou-se, mais uma vez, importante no jogo ofensivo dos encarnados. Assumiu a marcação do penálti para se despedir, com emoção, dos adeptos.
Florentino 6
À semelhança da época que realizou, assegurou tranquilidade e maturidade ao miolo encarnado, com precisão na altura do passe (96%) e nos duelos aéreos e também no terreno.
Aursnes 7
Voltou à ala (esquerda), onde rende mais e mostrou serviço. Em vários momentos do jogo, apareceu sozinho na área pronto a finalizar. Esteve envolvido no ataque e competente na hora de defender, dobrando muitas vezes Grimaldo.
Rafa 6
Marcou no tipo de jogada que o caracteriza, ao antecipar-se aos adversários com velocidade. Várias combinações com João Mário e Gonçalo Ramos na frente que desestabilizaram a defesa visitante.
João Mário 7
Sem ter deixado a sua assinatura na lista de marcadores, esteve no segundo golo dos encarnados numa boa combinação com Rafa. Tentou vários cruzamentos, como aos 13" a tentar surpreender a defesa.
Gonçalo Ramos 7
De cabeça, abriu o marcador e começou a festa no Estádio da Luz. Tentou ainda outras vezes ameaçar a baliza do Santa Clara (22"). Fechou a época com 19 golos no campeonato.
David Neres 5
Ofereceu alguma velocidade e criatividade ao ataque.
Musa 5
Não fez qualquer remate nos 22" que esteve em campo.
Chiquinho 5
Seguro no trabalho com bola.
Gilberto 5
Com a raça e esforço habitual.
Samuel Soares -
Fez uma defesa para se tornar também campeão.
A FIGURA
João Neves: 7
O campo é pequeno para tanta vontade
Estreou-se a titular com o Estoril, quando o Benfica precisava de dar uma prova de vida e foi o motor que a equipa precisava nas últimas jornadas para chegar ao título nacional. Mais uma vez, o camisola 87 demonstrou inteligência e raça na forma como aborda cada jogada. Não há bola que considere como perdida, correndo atrás de cada lance. Aos 18 anos, deixou a idade de lado e, com maturidade, carregou a equipa dos encarnados até ao título. Foi o que fez ontem com o Santa Clara, liderando o meio-campo com vontade sempre de mostrar um pouco mais, a disputar cada lance e a aparecer em cada bola.