
Darwin marcou o golo do Benfica
EPA
A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Benfica no triunfo por 1-0 em casa do Ajax, na segunda mão dos oitavos de final da Champions.
Vlachodimos 6
Apesar dos muitos tiros do Ajax, só dois foram na sua direção e o 99 respondeu na perfeição. Segurou um, de Antony, e desviou outro, de Gravenberch, por cima, com uma palmada. Leu bem o jogo e saiu veloz da baliza quando foi preciso.
Gilberto 6
Sofreu perante Tadic e até por vezes Blind, mas deu a cara à luta para equilibrar os duelos, conseguindo ainda minorar os estragos provocados pelo atacante sérvio, evitando que este entrasse em zonas interiores como gosta.
Otamendi 8
Foi um monstro no eixo defensivo. Ao seu estilo, foi a todas e com tudo, ganhando inúmeras disputas. Liderou a defesa, até a ganhar foras de jogo, e assistiu Vertonghen, que aos 57" quase marcava.
Vertonghen 8
A exemplo do colega, esteve em todo o lado a defender. Bem posicionado, antecipou onde a bola ia cair para somar cortes e alívios na hora certa. Ainda ameaçou nas bolas paradas, como aos 57".
Grimaldo 8
Teve pela frente um dos mais perigosos do Ajax, Antony, e obrigou-o a cruzar muitas vezes de longe, impedindo também, e com o apoio de Everton, que esteve fizesse mira à baliza encarnada. Bateu o livre do 1-0 e ainda marcou com perigo os cantos.
Weigl 7
Recuou sempre que preciso para o apoio aos centrais, cortando várias jogadas dos neerlandeses. Além disso, tirou várias vezes bola e linhas de passe a Berghuis.
Taarabt 5
Ajudou Gilberto pela direita e tentou pressionar os médios do Ajax, mas teve dificuldades para construir e ter bola.
Rafa 5
Fez algumas acelerações e tentou causar estragos, mas esteve desinspirado e falhou nas tomadas de decisão.
Everton 6
Com Antony no seu flanco, recuou muitas vezes para apoiar Grimaldo. Fê-lo bem e foi parando Mazraoui, peça importante do Ajax pelas subidas em zonas interiores.
Gonçalo Ramos 7
Funcionou mais como médio do que avançado, mas deu muitas linhas de passe e correu quilómetros a impedir a construção desde trás do Ajax. Sofreu a falta do 1-0 e aos 22" cabeceou com perigo.
Meité 7
Apoio decisivo a Weigl, manteve os neerlandeses longe da área e deu saída à equipa para o ataque.
Yaremchuk 6
Deu maior referência posicional e aos 90"+7", após recuperar a bola, podia ter marcado o 2-0.
Diogo Gonçalves 5
Ajudar a defender o resultado.
Lázaro -
Refrescou a lateral-direita.
Paulo Bernardo -
Entrou para fechar o miolo.
A FIGURA
Darwin: 8
Cabeça nos milhões para "tubarão" ver
Melhor marcador do Benfica na presente temporada, Darwin estendeu o brilho a terras neerlandesas. Verdadeiro terror para as defesas em 2021/22, seja a nível interno seja na Europa, o internacional uruguaio meteu as águias nos "quartos" da Champions com uma cabeçada fulgurante aos 77", respondendo na perfeição ao centro de Grimaldo. Darwin deu assim mais um sinal aos "tubarões" que o seguem, num jogo em que foi procurando deixar a defesa contrária em sentido pelas suas acelerações, como fez logo aos 5", pela esquerda. Soube também sacrificar-se pela equipa e defender os centrais do Ajax.
